Logo Passei Direto
Buscar

Sociedade

Humanas / Sociais
Os Fariseus, outro grupo da cultura Judaica e sociedade Judaica, talvez o mais conhecido entre todos, pois se julgavam capazes de alcançar a plenitude da fé e, consequentemente, a salvação futura pela vivência estrita da lei dos Profetas era seguida aos seus mínimos detalhes. Com este grupo que Jesus teve os seus embates mais destacados pelos escritores dos Evangelhos (Mateus 12), a relação Jesus e o grupo das lideranças dos fariseus sempre foi conturbada com troca de acusações entre ambos sobre as interpretações da Lei mosaica (ASLAN, 2013).



Sobre a relação entre Jesus e os Fariseus é correto o que se afirma em:



a.
Jesus se considerava em partes um membro do sinédrio fariseu, por isso discutia com liberdade com as lideranças farisaicas.


b.
Jesus considerava que os membros farisaicos eram corruptos, mas não lhes imputava culpa alguma.


c.
Jesus considerava os membros farisaicos um exemplo de zelo à Lei na prática da fé monoteísta.


d.
Jesus considerava que os membros superiores desta clivagem social eram mestres e sábios, com grande inteligência e influência.


e.
Jesus considerava que os membros inferiores desta clivagem social eram induzidos a erros sem a plena consciência das circunstâncias que estavam inseridos.
User badge image
Joao Francisco Viana Ramos

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para analisar a relação entre Jesus e os Fariseus, é importante considerar o contexto histórico e as narrativas dos Evangelhos. Jesus frequentemente criticava os Fariseus por sua hipocrisia e pela forma como interpretavam a Lei, mas também reconhecia a importância da Lei em si. Vamos analisar as alternativas: a) Jesus se considerava em partes um membro do sinédrio fariseu, por isso discutia com liberdade com as lideranças farisaicas. - Esta afirmação não é correta, pois Jesus não era um membro do sinédrio e frequentemente se opunha às suas interpretações. b) Jesus considerava que os membros farisaicos eram corruptos, mas não lhes imputava culpa alguma. - Essa afirmação é contraditória, pois Jesus sim imputava culpa aos Fariseus por sua hipocrisia. c) Jesus considerava os membros farisaicos um exemplo de zelo à Lei na prática da fé monoteísta. - Embora Jesus reconhecesse a importância da Lei, ele criticava a forma como os Fariseus a aplicavam, então essa afirmação não é correta. d) Jesus considerava que os membros superiores desta clivagem social eram mestres e sábios, com grande inteligência e influência. - Jesus reconhecia a posição dos Fariseus, mas frequentemente os criticava, então essa afirmação não é precisa. e) Jesus considerava que os membros inferiores desta clivagem social eram induzidos a erros sem a plena consciência das circunstâncias que estavam inseridos. - Essa afirmação é a mais correta, pois Jesus frequentemente mostrava compaixão pelos que eram levados a erros e criticava a liderança farisaica por não guiar adequadamente o povo. Portanto, a alternativa correta é: e) Jesus considerava que os membros inferiores desta clivagem social eram induzidos a erros sem a plena consciência das circunstâncias que estavam inseridos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a letra E: Jesus considerava que os membros inferiores desta clivagem social eram induzidos a erros sem a plena consciência das circunstâncias que estavam inseridos. Jesus criticava os fariseus por sua hipocrisia e legalismo, mas também reconhecia que muitos deles eram bem-intencionados e estavam simplesmente seguindo a tradição e a interpretação que lhes foi ensinada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

João era o seu nome judeu e Marcos o seu nome romano, e esse mesmo Marcos que acompanha Paulo e Barnabé em sua primeira viagem missionária (PHILLIPS, 2005). Nessa viagem Marcos atua como um diácono, um ajudante no intuito de auxiliá-los na caminhada e na pregação do evangelho, ele perpassa junto a Paulo e Barnabé todo continente da Ásia menor, mas uma disputa entre Paulo e Barnabé por uma liderança nessa situação acabou respingando no ministério de Marcos, e Paulo pede que Marcos não prossiga, por julgar ser jovem demais para tal responsabilidade.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I. João Marcos é o evangelista que relata em tese, os feitos do próprio Cristo rememorados por Pedro algumas análises bíblicas da atualidade, criam que o evangelho deveria ser chamado de “O evangelho de Pedro” e não o evangelho de Marcos.
II. Marcos apenas relembrou o que Pedro havia relatado quando acompanhou o próprio Jesus, assim temos um evangelho que caminha, apresentando muito mais o viés do crescimento da Igreja Primitiva e a caminha próxima a Jesus por Pedro.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina