Buscar

Imagine que João tenha atuado como cambista, durante a copa do mundo no Brasil (junho de 2014), crime previsto na Lei 12.663/2012. Em 31 de dezembr...

Imagine que João tenha atuado como cambista, durante a copa do mundo no Brasil (junho de 2014), crime previsto na Lei 12.663/2012. Em 31 de dezembro de 2014, a lei foi autorrevogada. A sentença foi proferida em setembro de 2015, aplicando-se a Lei 12.663/2012 devido a ultratividade, a fim de evitar que a lentidão da persecução penal, aliada a manobras protelatórias da defesa, levem a impunidade do fato. Há na doutrina duas correntes acerca da (in) constitucionalidade do art. 3º do CP em razão da redação do art. 5º, XL, da CF. Vejamos:
a) O conflito aparente de normas ocorre quando há mais de uma norma que pode ser aplicada ao fato praticado pelo agente.
b) O princípio da especialidade estabelece que a lei especial exclui a aplicação da lei geral.
c) O princípio da subsidiariedade estabelece que a lei primária exclui a aplicação da lei subsidiária.
d) O princípio da consunção ou da absorção estabelece que a lei consuntiva exclui a aplicação da lei consumida.
e) A Lei 12.663/2012 foi autorrevogada em 31 de dezembro de 2014, mas sua aplicação foi mantida em um caso concreto devido à ultratividade.

a) I, II e V estão corretas.
b) II, III e IV estão corretas.
c) I, III e V estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.

Essa pergunta também está no material:

CS 2022 - Direito Penal Geral
442 pág.

Direito Penal I Instituto de Ensino e Pesquisa ObjetivoInstituto de Ensino e Pesquisa Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) I, III e V estão corretas. A alternativa A está incorreta, pois o conflito aparente de normas ocorre quando há mais de uma norma que pode ser aplicada ao fato praticado pelo agente, o que não é o caso apresentado na questão. A alternativa B está incorreta, pois o princípio da especialidade estabelece que a lei especial prevalece sobre a lei geral, e não exclui a aplicação da lei geral. A alternativa C está correta, pois o princípio da subsidiariedade estabelece que a lei primária exclui a aplicação da lei subsidiária, o que é o caso da Lei 12.663/2012 em relação ao art. 3º do CP. Além disso, a ultratividade foi aplicada para evitar a impunidade do fato. A alternativa D está incorreta, pois o princípio da consunção ou da absorção estabelece que a lei consuntiva é absorvida pela lei consumida, e não exclui a aplicação da lei consumida. A alternativa E está incorreta, pois a Lei 12.663/2012 foi autorrevogada em 31 de dezembro de 2014, mas sua aplicação foi mantida em um caso concreto devido à ultratividade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais