Buscar

Proclamação da República Brasileira ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, sendo o fim do Império Brasileiro e de sua monarquia. Um Imperador enfra...

Proclamação da República Brasileira ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, sendo o fim do Império Brasileiro e de sua monarquia. Um Imperador enfraquecido, sem o apoio da Igreja, dos cafeicultores e do exército perdia o trono e se encaminhava com sua família para o exílio na Europa. Iniciava-se no Brasil uma nova organização política. Com relação ao processo de Proclamação da República, assinale a alternativa CORRETA:


A Não houve resistência, a família real foi informada do golpe e solicitada que se retirasse do Brasil. O povo não teve participação nesse processo; na rua, quando viu o exército, a população achava que era uma parada militar.
B Os levantes populares contra o regime monárquico foram fundamentais para a derrubada do Imperador. A população, insatisfeita com a desigualdade, a fome e as injustiças, culpava a monárquica brasileira e exigia a troca de sistema político.
C Ao não permitir o fim da escravidão, o regime monárquico brasileiro ficou muito fragilizado. Muitas revoltas de negros, apoiadas por fazendeiros, exigiam o fim do regime escravista. Isso precipitou a Proclamação da República no Brasil, sendo a primeira medida do Presidente Deodoro da Fonseca acabar com a escravidão, ganhando dessa forma o apoio popular.
D Os Estados do sul do Brasil organizaram o levante e, com o apoio da Marinha brasileira, conseguiram derrubar o Imperador e Proclamar a República. Como símbolo da união desses dois grupos, o Almirante Deodoro da Fonseca ficou com a cadeira presidencial.

Essa pergunta também está no material:

Prova sobre a República Velha
4 pág.

História do Brasil Republicano Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: Não houve resistência, a família real foi informada do golpe e solicitada que se retirasse do Brasil. O povo não teve participação nesse processo; na rua, quando viu o exército, a população achava que era uma parada militar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais