Buscar

Explique como ocorre a contração muscular. - O acoplamento de excitação-contração é o mecanismo pelo qual as fibras musculares traduzem um estímul...

Explique como ocorre a contração muscular.

- O acoplamento de excitação-contração é o mecanismo pelo qual as fibras musculares traduzem um estímulo elétrico em uma resposta mecânica.
- À medida que o potencial de ação viaja ao longo da fibra, o cálcio é liberado do retículo sarcoplasmático.
- O cálcio liga-se à troponina nos filamentos de actina das fibras musculares. Isto sinaliza a tropomiosina para sair dos locais de ligação à miosina na actina.
- Isso forma a ponte cruzada de actina e miosina. Após a formação da ponte cruzada, a cabeça da miosina gira em direção ao centro do sarcômero. Esta ação desliza a actina fina para além do filamento grosso, criando o curso de energia.

Essa pergunta também está no material:

Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Fatores de Risco
2 pág.

Fisiologia do Exercício UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A contração muscular ocorre através do acoplamento de excitação-contração, que é o mecanismo pelo qual as fibras musculares traduzem um estímulo elétrico em uma resposta mecânica. Quando o potencial de ação viaja ao longo da fibra, o cálcio é liberado do retículo sarcoplasmático. O cálcio liga-se à troponina nos filamentos de actina das fibras musculares, sinalizando a tropomiosina para sair dos locais de ligação à miosina na actina. Isso forma a ponte cruzada de actina e miosina. Após a formação da ponte cruzada, a cabeça da miosina gira em direção ao centro do sarcômero, deslizando a actina fina para além do filamento grosso, criando o curso de energia.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais