Buscar

Sobre os hormônios contrarregulatórios, assinale a alternativa CORRETA: A redução da glicemia durante os exercícios mais intensos induz uma respos...

Sobre os hormônios contrarregulatórios, assinale a alternativa CORRETA:

A redução da glicemia durante os exercícios mais intensos induz uma resposta contrarreguladora, promovendo o aumento da glicemia e a manutenção da concentração sanguínea de glicose.
O fígado exerce um papel importante no aumento e na manutenção da glicemia, uma vez que esse tecido sofre influência neural e hormonal, estimulando a produção hepática de glicose.
A) Glucagon, adrenalina, noradrenalina e cortisol.
B) GH, insulina e FSH.
C) Glucagon, adrenalina, acetilcolina e T3.
D) Adrenalina, noradrenalina, cortisol e testosterona.

Essa pergunta também está no material:

Orientações do Nutricionista para Atletas
5 pág.

Nutrição e Exercício Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Glucagon, adrenalina, noradrenalina e cortisol. Esses hormônios são considerados contrarregulatórios porque agem no sentido oposto ao da insulina, aumentando a glicemia em situações de hipoglicemia, como durante exercícios intensos. O glucagon é produzido pelas células alfa das ilhotas de Langerhans do pâncreas, enquanto a adrenalina e a noradrenalina são produzidas pelas glândulas adrenais. O cortisol é produzido pelas glândulas suprarrenais e tem efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores, além de estimular a gliconeogênese hepática.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais