Buscar

Observe a figura. Do jeito que está e lembrando que não consideramos atrito, é possível os dois blocos permanecerem parados? Caso a resposta seja...

Observe a figura.

Do jeito que está e lembrando que não consideramos atrito, é possível os dois blocos permanecerem parados? Caso a resposta seja negativa, como poderíamos mover a haste laranja para que seja possível haver alguma configuração com os dois blocos parados? Observe que o que une os dois blocos é a linha azul.


a. É possível que os blocos permaneçam parados, basta que a força que atua no bloco 2 seja igual à componente paralela ao plano no bloco 1.
b. Temos de mover a haste e fixá-la em um ponto que não interfira no sistema, então o bloco 1 tem que ter força da gravidade é igual a Fg2sen(θ).
c. Temos de mover a haste laranja somente aumentando seu tamanho adequadamente.
d. Temos que mover a haste laranja para algum lugar fixo. Para que o sistema esteja em equilíbrio, a força da gravidade no bloco 2 tem que ser igual a Fg1sen(θ).
e. O sistema não tem como manter o equilíbrio por haver uma força externa ao sistema atuando.

Essa pergunta também está no material:

Unidade 4 - Exercícios de fixação_ Attempt review
10 pág.

Respostas

7 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "É possível que os blocos permaneçam parados, basta que a força que atua no bloco 2 seja igual à componente paralela ao plano no bloco 1." Para que os dois blocos permaneçam parados, é necessário que a força resultante em ambos seja igual a zero. Como não há atrito, a única força que atua no sistema é a força peso (Fg) em cada bloco. A força resultante no bloco 1 é a componente perpendicular ao plano inclinado (Fg1cos(θ)) e a componente paralela ao plano inclinado (Fg1sen(θ)). Já no bloco 2, a força resultante é a componente perpendicular ao plano inclinado (Fg2cos(θ)) e a componente paralela ao plano inclinado (Fg2sen(θ)). Para que os blocos permaneçam parados, a força resultante no bloco 1 deve ser igual à força resultante no bloco 2. Como a componente perpendicular ao plano inclinado é a mesma em ambos os blocos, a força resultante no bloco 1 deve ser igual à componente paralela ao plano inclinado no bloco 2, ou seja, Fg1sen(θ) = Fg2sen(θ).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina