Buscar

A desigualdade e a discriminação racial andam juntas no Brasil desde a chegada dos portugueses, que erigiram a colônia com base na escravização dos...

A desigualdade e a discriminação racial andam juntas no Brasil desde a chegada dos portugueses, que erigiram a colônia com base na escravização dos negros da terra e da África. A desigualdade racial entre os senhores brancos e os escravos negros, indígenas, e mestiços era justificada, de início, pela suposta superioridade religiosa; depois, com a emergência do racismo pseudocientífico do século XIX, também por fantasias de superioridade biológica e cultural.

OSORIO, Rafael Guerreiro. A desigualdade racial no Brasil nas três últimas décadas. Textos para Discussão: IPEA-Brasília/IPEA-Rio de Janeiro, 2021.

Sobre o princípio do repúdio ao racismo, escolha, em seguida, a alternativa correta:


A Apenas a afirmativa III está correta;
B Apenas a afirmativa I está correta;
C Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
D Apenas as afirmativas I e III estão corretas;
E Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

apol Direito Constitucional 1 tentativa 2
10 pág.

Direito Constitudional Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Justificativa: A afirmativa I é correta, pois a Constituição Federal de 1988 estabelece o princípio do repúdio ao racismo em seu artigo 3º, inciso IV. A afirmativa II também é correta, pois a Lei nº 7.716/1989 define como crime a prática de discriminação racial ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Já a afirmativa III não está correta, pois a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, da qual o Brasil é signatário, não estabelece a pena de prisão perpétua para crimes de racismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais