Buscar

O conceito de qualidade de vida apresentou mudanças ao longo dos tempos por acompanhar os períodos da história humana com as mudanças de conceitos ...

O conceito de qualidade de vida apresentou mudanças ao longo dos tempos por acompanhar os períodos da história humana com as mudanças de conceitos de saúde, hábitos de vida, educação e sociedade de forma geral. Assim, a visão de conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) também sofre mudanças, tendo como foco a produtividade e a diminuição do absenteísmo no trabalho, permitindo que as organizações consigam diminuir custos relacionados ao tratamento dos funcionários.


Diante da afirmativa acima descrita e do tema trabalhado na disciplina, assinale a alternativa CORRETA. 


A- A Organização Mundial de Saúde refere que a qualidade de vida no trabalho transpassa por uma combinação das seis dimensões, que são: a família, a religião, a saúde, o pessoal, o profissional e o psicológico; ajudando, assim, a determinar a qualidade de vida.


B- A terminologia “qualidade de vida no trabalho”, conhecida pela sigla “QVT”, surge no ambiente das organizações devido a uma normativa jurídica. Sendo assim, as empresas são obrigadas a proporcionar aos funcionários as condições mínimas na execução das suas atividades sem qualquer preocupação ou interesse no seu bem-estar.


C- O trabalhador da área de saúde, tendo seu trabalho relacionado à vida humana, envolvendo um grau menor de complexidade e existindo uma rotina padrão e monótona no seu exercício profissional, apresenta um índice reduzido de agravos à saúde e adoecimento.


D- Para a Organização Mundial da Saúde, a QVT pode ser compreendida como a forma em que o indivíduo se percebe acerca de sua posição de vida, assim como sua relação ao contexto cultural no qual está inserido e o conjunto de valores dos quais dispõe, referente a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações de vida. Isso, portanto, será primordial para o indivíduo determinar a sua qualidade de vida.


E- Os profissionais de saúde são uma classe que menos relata problemas com a insatisfação no trabalho, sendo esta determinada por um conjunto de fatores, que, por sua vez, poderão interferir na qualidade dos serviços ofertados, como, por exemplo, a ausência de perspectiva de crescimento profissional e salários, muitas vezes, inferiores à função desempenhada, que acarretam, além da insatisfação no trabalho, o índice elevado do absenteísmo, a troca de profissionais, e o desgaste físico e profissional da equipe.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "Para a Organização Mundial da Saúde, a QVT pode ser compreendida como a forma em que o indivíduo se percebe acerca de sua posição de vida, assim como sua relação ao contexto cultural no qual está inserido e o conjunto de valores dos quais dispõe, referente a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações de vida. Isso, portanto, será primordial para o indivíduo determinar a sua qualidade de vida."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais