Buscar

A terapia nutricional (TN) do paciente grave é um dos maiores desafios clínicos dentro da Unidade de Terapia Intensiva. A esse respeito, analise as...

A terapia nutricional (TN) do paciente grave é um dos maiores desafios clínicos dentro da Unidade de Terapia Intensiva. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A doença grave tem como ponto em comum a inflamação sistêmica, que promove alterações metabólicas previsíveis que interferem em todo o suporte nutricional, por isso a dieta oligomérica ou semielementar deve ser a fórmula de partida, ou seja, inicial da terapia nutricional enteral.

II. A TN deve ser instituída nas primeiras 24 - 48 horas na presença de estabilidade hemodinâmica, especialmente em pacientes com diagnóstico de desnutrição e (ou) catabolismo intenso decorrente do quadro patológico, e quando não houver previsão de ingestão adequada em 3 a 5 dias sem considerar o peso corporal.

III. No paciente grave em terapia nutricional enteral, a sonda na posição pós-pilórica, independente do risco de aspiração, reduz a taxa de complicações gastrointestinais e permite a maior oferta de nutrientes.

IV. O uso de drogas vasoativas para a manutenção da estabilidade hemodinâmica contraindica o início da terapia nutricional enteral e parenteral.

V. A arginina pode ser utilizada em muitos pacientes graves cirúrgicos, traumatizados e queimados, sem infecção e com estabilidade hemodinâmica.

Pode-se afirmar que estão CORRETAS
I
II
III
IV
V

a. II e V apenas
b. I, II, IV apenas.
c. II, III, IV e V.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Avaliativa Final D5
10 pág.

Dietoterapia NutmedNutmed

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b. I, II, IV apenas". Justificativa: I. Correta. A inflamação sistêmica presente em pacientes graves pode interferir no suporte nutricional, por isso a dieta oligomérica ou semielementar é a fórmula de partida da terapia nutricional enteral. II. Correta. A TN deve ser instituída nas primeiras 24 - 48 horas na presença de estabilidade hemodinâmica, especialmente em pacientes com diagnóstico de desnutrição e (ou) catabolismo intenso decorrente do quadro patológico, e quando não houver previsão de ingestão adequada em 3 a 5 dias sem considerar o peso corporal. III. Incorreta. A posição da sonda (pré ou pós-pilórica) deve ser avaliada individualmente, levando em consideração o risco de aspiração e a tolerância do paciente. IV. Correta. O uso de drogas vasoativas pode contraindicar o início da terapia nutricional enteral e parenteral. V. Incorreta. A arginina pode ser utilizada em muitos pacientes graves cirúrgicos, traumatizados e queimados, sem infecção e com estabilidade hemodinâmica, mas não em todos os casos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais