Buscar

A resolução de problemas é um dos eixos orientadores do ensino e da aprendizagem na BNCC de Matemática. A sua essência é o pensamento matemático e ...

A resolução de problemas é um dos eixos orientadores do ensino e da aprendizagem na BNCC de Matemática. A sua essência é o pensamento matemático e maneira pelo qual os alunos podem desenvolver habilidades e competências. Considerando o papel do aluno e do professor diante da Resolução de Problemas como metodologia de ensino, assinale a afirmativa correta:

O aluno ao resolver problemas mobiliza as capacidades de analisar uma situação dada, verificar se os dados são suficientes para resolvê-los, reconhecer a falta de dados, quais são eles e saber como obtê-los.
O aluno ao resolver problemas mobiliza as capacidades de analisar uma situação dada, verificar se os dados são suficientes para resolvê-los, reconhecer a falta de dados, quais são eles e saber como obtê-los.
O professor cria problemas difíceis, para que os alunos não consigam a solução para mostrar a dificuldade do pensamento matemático.
O aluno deve decorar as fórmulas e aplicar nos problemas para finalmente introjetar os conhecimentos matemáticos.
O professor deve buscar problemas de cunho prático, acessível e imediato para conseguir manter a atenção dos alunos no desenvolvimento de seu cotidiano.
O aluno resolve problemas para perceber que a matemática é diferente, e adquirir suas competências lhe dá vantagem no mundo do trabalho futuro.

Essa pergunta também está no material:

METOD DO ENSINO DA MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
8 pág.

Fundamentos Metodológicos do Ensino da Matemática Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmativa correta é: "O aluno ao resolver problemas mobiliza as capacidades de analisar uma situação dada, verificar se os dados são suficientes para resolvê-los, reconhecer a falta de dados, quais são eles e saber como obtê-los." A resolução de problemas é uma metodologia de ensino que tem como objetivo desenvolver habilidades e competências matemáticas nos alunos. Nesse processo, o aluno é incentivado a analisar uma situação dada, identificar os dados necessários para resolvê-la, reconhecer a falta de dados e saber como obtê-los. O professor tem um papel importante nesse processo, criando problemas desafiadores e orientando os alunos na busca de soluções. A resolução de problemas é uma forma de desenvolver o pensamento matemático e preparar os alunos para enfrentar desafios no mundo real.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais