Buscar

Para um anteprojeto de fundações, quando as cargas nos pilares ainda não são conhecidas, pode-se utilizar como primeira aproximação os valores abai...

Para um anteprojeto de fundações, quando as cargas nos pilares ainda não são conhecidas, pode-se utilizar como primeira aproximação os valores abaixo:
Carga média de edifícios: 1,2tf/m2/andar = 12kN/m2/andar
Cargas típicas de pilares de edifícios com n andares: Pmín = 10n (tf) = 100n (kN), Pmédio = 20n (tf) = 200n (kN), Pmáx = 30n (tf) = 300n (kN)
A escolha de uma fundação deve considerar o seu funcionamento, isto é a fundação deve respeitar as duas condições impostas pela norma: Segurança contra ruptura e Limitação dos recalques.
Para a escolha da fundação, devem ser analisados os vários tipos existentes por ordem crescente de custo e complexidade de execução. De forma geral a ordem seguida é: sapatas corridas (alicerces), sapatas isoladas, tubulões a céu aberto, estacas e tubulões a ar comprimido.
É importante ressaltar que o preço das fundações pode variar regionalmente em função da experiência local e da oferta de mercado.
Caso as cargas nos pilares ainda não sejam conhecidas, é possível utilizar os valores de carga média de edifícios e cargas típicas de pilares de edifícios com n andares como primeira aproximação.

Essa pergunta também está no material:

PEF0522-Notas de Aula-141
1 pág.

Cálculo II Colégio GabaritoColégio Gabarito

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, é possível utilizar os valores de carga média de edifícios e cargas típicas de pilares de edifícios com n andares como primeira aproximação para um anteprojeto de fundações quando as cargas nos pilares ainda não são conhecidas. No entanto, é importante ressaltar que essa é apenas uma estimativa inicial e que, para uma escolha mais precisa da fundação, é necessário analisar os vários tipos existentes por ordem crescente de custo e complexidade de execução, levando em consideração o funcionamento da fundação e as condições impostas pela norma, como a segurança contra ruptura e a limitação dos recalques.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais