Buscar

Esta apostila objetiva apresentar ao leitor os conceitos básicos para a compreensão do comportamento dos solos em obras de fundação, arrimo e talud...

Esta apostila objetiva apresentar ao leitor os conceitos básicos para a compreensão do comportamento dos solos em obras de fundação, arrimo e taludes. Para isto são necessários alguns conceitos de Mecânica dos Solos dos quais se destacam a formação dos solos e seus comportamentos mecânicos e hidráulicos, não sendo objetivo deste material ser fonte de consulta para elaboração de projetos. A cronologia seguida para a apresentação dos diversos assuntos aqui discutidos é a mesma seguida nas aulas do Curso de Arquitetura da FAU, que é dividido em três partes: Na primeira parte são discutidos alguns conceitos básicos de Mecânica dos Solos, tais como formação, caracterização e classificação de solos e métodos de exploração do subsolo. Também são apresentados os conceitos de resistência ao cisalhamento, compressibilidade e capacidade de carga dos solos. Na segunda parte são apresentados os tipos de fundações com suas características principais e métodos construtivos e dimensionamento de fundações simples. São discutidas situações nas quais alguns tipos de fundação são mais apropriados ou totalmente inapropriados e apresentados exemplos de “escolha de fundações”. Finalmente são dadas noções de empuxos de terra, estruturas de contenção, estabilidade de taludes naturais e de escavação. As obras de engenharia são os elementos fundamentais para o desenvolvimento e estas obras são também o campo de trabalho dos arquitetos. Os arquitetos devem conhecer os conceitos básicos de Mecânica dos Solos e o comportamento das fundações para conseguir discutir seus projetos e zelar pelo bom desempenho das edificações por eles projetadas. As obras de engenharia interagem com o meio ambiente e entre elas próprias. Como ilustrado nas Figuras 1.0, todas as obras possuem uma fundação e assim sempre possuem um vinculo com o solo. É necessário o arquiteto conhecer os mecanismos de interação entre as obras e os solos para que possam ter mais liberdade para criar. A escolha do melhor terreno ou da melhor disposição dos pilares deve ter em conta sempre o subsolo da região.
A apostila apresenta conceitos básicos para a compreensão do comportamento dos solos em obras de fundação, arrimo e taludes.
A apostila é uma fonte de consulta para elaboração de projetos.
A cronologia seguida para a apresentação dos diversos assuntos aqui discutidos é a mesma seguida nas aulas do Curso de Arquitetura da FAU.
Na primeira parte da apostila são discutidos alguns conceitos básicos de Mecânica dos Solos, tais como formação, caracterização e classificação de solos e métodos de exploração do subsolo.
Na segunda parte da apostila são apresentados os tipos de fundações com suas características principais e métodos construtivos e dimensionamento de fundações simples.
Na terceira parte da apostila são dadas noções de empuxos de terra, estruturas de contenção, estabilidade de taludes naturais e de escavação.
Os arquitetos não precisam conhecer os conceitos básicos de Mecânica dos Solos e o comportamento das fundações para conseguir discutir seus projetos e zelar pelo bom desempenho das edificações por eles projetadas.
A escolha do melhor terreno ou da melhor disposição dos pilares não deve ter em conta o subsolo da região.
Apenas as afirmativas 1, 3 e 5 estão corretas.
Apenas as afirmativas 2, 4 e 6 estão corretas.
Apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5 estão corretas.
Apenas as afirmativas 2, 4, 5 e 6 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

PEF0522-Notas de Aula-2
1 pág.

Física I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Apenas as afirmativas 1, 3 e 5 estão corretas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais