Buscar

A seguir, leia o texto sobre uma situação fictícia: Uma rede de franquias de sorvetes artesanais, após fazer uma minuciosa análise de mercado, mont...

A seguir, leia o texto sobre uma situação fictícia:

Uma rede de franquias de sorvetes artesanais, após fazer uma minuciosa análise de mercado, montou seu plano de expansão e determinou uma nova região no país a ser explorada. O estudo do grau de saturação do mercado apresentou resposta favorável à expansão, visto que a região tinha um enorme potencial de consumo, mas poucos concorrentes, além da qualidade e variedade deixarem a desejar. Tendo a franqueadora voltado suas bases a produtos de qualidade premium e gestão de treinamento de equipes, o que favorece a excelência no atendimento ao cliente, viu em todo esse levantamento uma grande oportunidade de negócio. Para tanto, colocou seu plano de comunicação em prática, a fim de angariar candidatos a franqueados naquela região. Após diversas entrevistas, aprovou um candidato com o perfil necessário ao negócio e, juntos, franqueador e franqueado foram trabalhar as etapas para a montagem da franquia. O primeiro passo foi a escolha do ponto comercial, condizente com a metragem necessária à produção e comercialização dos produtos, além de um local com grande fluxo de pessoas, na avenida principal da cidade. Porém, o valor do aluguel era o triplo do valor praticado por outras franquias da rede. Por se verificar que o ponto era mercadologicamente excelente, optou-se por fechar negócio. E assim foram se discorrendo as outras etapas da montagem da franquia, até sua inauguração, que causou grande agito na cidade. A franquia se tornou um sucesso. Porém, após alguns meses, por questão de sazonalidade, as vendas caíram consideravelmente. O franqueado, preocupado com sua rentabilidade, resolveu comercializar outros tipos de sobremesas e cafés gourmet para manter o volume de vendas da loja. Houve um certo crescimento no faturamento, por ele haver diversificado o mix de produtos e assim atraído novos consumidores. Porém, alguns consumidores já fiéis perceberam certa queda na qualidade dos produtos e também do atendimento, o que os deixou insatisfeitos e, com isso, deixaram de frequentar a loja. Pelo sistema de dados gerenciais da franqueadora, interligado com toda a rede, verificou-se que as compras daquele franqueado não aumentaram proporcionalmente ao crescimento de seu faturamento, o que levou a franqueadora a desconfiar que o mesmo estava comercializando outros produtos que não eram da marca, desconfiança esta que obrigou a franqueadora a enviar um consultor in loco e constatar a prática descrita. Ao ser questionado pelo consultor, o franqueado explicou que, devido ao alto valor do aluguel, sua lucratividade estava muito baixa e precisou agir de alguma maneira para não encerrar suas atividades.

Afinal, algo deixou de ser feito para que se chegasse a essa situação? Algum estudo deixou de ser realizado ou talvez algum ponto importante do processo não foi analisado adequadamente? Enfim, como o franqueador poderia resolver os problemas descritos anteriormente?

Refletindo sobre o caso fictício citado e amparando-se no conteúdo sobre expansão de rede, esforço de marketing e pontos de vendas apresentados no texto-base, assinale a alternativa que apresenta a solução correta para os problemas apresentados.

A mudança do ponto comercial para um quiosque em shopping center, reduzindo significativamente o valor do aluguel; a aceitação dos produtos que não eram da franqueadora, incorporando-os ao mix da empresa para manter os clientes que foram conquistados por esses produtos e a fiscalização constante de um consultor de franquia para manter o franqueado dentro dos procedimentos.

A compra da unidade franqueada pelo franqueador, transformando-a em loja própria; retirada dos produtos que não fazem parte do mix da empresa e lançamento de novos produtos pela franqueadora, a fim de aumentar o mix e atrair novos clientes.

A mudança para um ponto comercial dentro de um shopping center e, consequentemente, menor, para manter a clientela consumindo mesmo em épocas mais frias; manter os produtos que estavam diversificando o mix da franquia, para concorrer com novos mercados no novo ponto, e o repasse da franquia para um novo franqueado, aprovado previamente em entrevista.

Procura de outro ponto comercial com as mesmas características (metragem, fluxo de pessoas) ou muito próximas delas, mas com um valor menor, que não comprometa a rentabilidade do negócio; não permitir que o franqueado comercialize outros produtos que não os da marca; fazer um acompanhamento in loco mais ativo após a instalação da franquia em outro ponto de venda. 

A rescisão do contrato de franquia com o franqueado por quebra de cláusula contratual (revenda de produtos que não fazem parte do mix da franqueadora) e o repasse da franquia para um novo franqueado, aprovado previamente em entrevista.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A solução correta para os problemas apresentados seria a procura de outro ponto comercial com as mesmas características (metragem, fluxo de pessoas) ou muito próximas delas, mas com um valor menor, que não comprometa a rentabilidade do negócio; não permitir que o franqueado comercialize outros produtos que não os da marca; fazer um acompanhamento in loco mais ativo após a instalação da franquia em outro ponto de venda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais