Buscar

Como psicopedagogos podem orientar educadores na utilização do método clínico em sua prática? Alicia Fernández (2001) lembra que o adjetivo “clíni...

Como psicopedagogos podem orientar educadores na utilização do método clínico em sua prática?

Alicia Fernández (2001) lembra que o adjetivo “clínica” da chamada Psicopedagogia clínica, se deve à psicopedagoga Blanca Tarnopolsky, que utilizava este termo desde a década de 70 por reconhecer a existência de fenômenos inconscientes e, portanto, a Psicanálise deve fazer parte do enfoque clínico.
O enfoque clínico não está apenas em consultórios, mas deve fazer parte também da educação, porque clínica não se restringe a patologias, ao que a autora chama atenção para este mal-entendido. Para ela, é necessário diferenciar enfermidade de patologia e ainda de sofrimento, pois todo ser humano sofre no sentido existencial, e o professor induz, inevitavelmente, a um sofrimento psíquico do sujeito, o que não quer dizer enfermidade. Portanto, “o adjetivo “clínica” faz referência a uma postura, a uma ética, a um modo de ler as situações e de intervir (vir “entre”), sem interferir (ferir-entre)” (FERNÁNDEZ, 1991, p. 51).
O método clínico não está restrito ao trabalho na clínica. Ele pode e deve ser utilizado, inclusive por professores em salas de aula, porque tem como objetivo investigar a construção do pensamento da criança, a partir das relações com o meio.

Essa pergunta também está no material:

100_Questões_Comentadas_em_Psicopedagogia_Da_Teoria_À_Prática_Simaia
386 pág.

Portfólio de Grupo 4º Semestre Unopar Pedagogia Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os psicopedagogos podem orientar educadores na utilização do método clínico em sua prática, por meio de uma postura ética e de leitura das situações, sem interferir no processo de aprendizagem do aluno. O método clínico tem como objetivo investigar a construção do pensamento da criança, a partir das relações com o meio, e pode ser utilizado por professores em salas de aula. É importante diferenciar enfermidade de patologia e ainda de sofrimento, pois todo ser humano sofre no sentido existencial, e o professor induz, inevitavelmente, a um sofrimento psíquico do sujeito, o que não quer dizer enfermidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais