Buscar

Com as provas operatórias de Piaget, podemos avaliar o QI (Quociente de inteligência)? Não. O QI é avaliado pelo profissional da Psicologia, por m...

Com as provas operatórias de Piaget, podemos avaliar o QI (Quociente de inteligência)?

Não. O QI é avaliado pelo profissional da Psicologia, por meio de testes padronizados e restritos, isto significa que não podem ser utilizados por profissionais de outras áreas. O teste chamado de “padrão ouro” da Psicologia, mais usado para esta avaliação é o WISC IV – Escala de Inteligência Wechsler para crianças (aplicado em pessoas com idade entre 6 a 16 anos) e o WAIS – Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (aplicado em pessoas a partir dos 17 anos). Existem outros testes de inteligência como o Colúmbia 3 (CMMS-3) e Matrizes Progressivas de Raven (testes não verbais), porém também são restritos a psicólogos.
Piaget entendeu que testes padronizados de inteligência apresentam as mesmas perguntas para todos os sujeitos e que não levavam em conta a construção de pensamento da criança. Ele se preocupou em entender mais os erros das crianças do que os acertos. Observou que crianças da mesma idade pensam mais ou menos da mesma forma, mediante a aplicação de provas operatórias, identificando estágios de pensamento. (Veja questão 15.)
Se uma criança não teve oportunidades escolares adequadas, poderá não conseguir responder a algumas perguntas de testes verbais padronizado de inteligência, e o resultado quantitativo do QI verbal poderá dar rebaixado. Neste caso, não se trata de déficit intelectual, mas sim de uma criança que não teve oportunidade de entrar em contato com informações sistemáticas. Certamente, um bom profissional de Psicologia levará isto em consideração e irá mensurar a inteligência a partir dos instrumentos não verbais.
Com as provas operatórias piagetianas, podemos observar como a criança está raciocinando, como está construindo seu pensamento. Em algumas situações, pode ser necessário encaminhar a criança para avaliação do QI, por meio do WISC IV no intuito de observar forças e fraquezas que precisam ser melhor desenvolvidas. A intenção é utilizar o resultado a favor da criança, desenvolvendo um plano de intervenção mais direcionado.
É preciso compreender a intenção de Piaget quando se afastou dos testes padronizados e criou as provas operatórias. Estas provas são instrumentos muito ricos aos profissionais da Psicopedagogia, e jamais podem ser confundidos com avaliação de QI.

Essa pergunta também está no material:

100_Questões_Comentadas_em_Psicopedagogia_Da_Teoria_À_Prática_Simaia
386 pág.

Portfólio de Grupo 4º Semestre Unopar Pedagogia Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Não, as provas operatórias de Piaget não são utilizadas para avaliar o QI (Quociente de inteligência). O QI é avaliado por meio de testes padronizados e restritos, que só podem ser aplicados por profissionais da Psicologia. O teste mais utilizado para essa avaliação é o WISC IV - Escala de Inteligência Wechsler para crianças (aplicado em pessoas com idade entre 6 a 16 anos) e o WAIS - Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (aplicado em pessoas a partir dos 17 anos). As provas operatórias de Piaget são utilizadas para observar como a criança está raciocinando e construindo seu pensamento, e são instrumentos muito ricos para os profissionais da Psicopedagogia.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais