Buscar

Qual a diferença entre transtorno específico de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem? Apesar de as dificuldades de aprendizagem e os transt...

Qual a diferença entre transtorno específico de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem?

Apesar de as dificuldades de aprendizagem e os transtorno específico da aprendizagem serem similares nas manifestações dos sintomas, existem diferenças principalmente relacionadas à questão do tempo de permanência das manifestações e dificuldades de superação.
Transtorno de aprendizagem são dificuldades específicas na leitura, na escrita e/ou no cálculo e tem causa neurológica. Para que o indivíduo seja diagnosticado com dislexia (transtorno da leitura), disgrafia/disortografia (transtorno da escrita) e discalculia (transtorno da matemática), é preciso descartar deficiência intelectual, atraso global do desenvolvimento, deficiência auditiva ou visual, problemas neurológicos, falta de oportunidades escolares, metodologia inadequada e outras condições que possam justificar o mal desempenho nestas áreas (APA, 2014). Todas as pessoas com transtorno específico da aprendizagem terão, em maior ou menor grau, alguma dificuldade de aprendizagem em tarefas que dependam da leitura (se disléxico) ou do cálculo (se portador de discalculia). São pessoas absolutamente capazes de aprender por outras vias, que não dependam exclusivamente daquela afetada.
As dificuldades de aprendizagem dizem respeito às causas exógenas, ou seja, quando há algum fator no ambiente que interfere na aprendizagem, tais como: má alfabetização, metodologia inadequada, fatores emocionais, ambiente familiar conturbado, vínculo inadequado com o professor, dentre outros. Pessoas com transtornos do comportamento, como TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade), podem apresentar dificuldades de aprendizagem devido ao comportamento hiperativo/impulsivo e/ou déficit de atenção, mas estes não são fatores impeditivos para aprendizagem. Pessoas com síndromes, como autismo, síndrome de Down e com déficit intelectual, poderão apresentar dificuldades em acompanhar o ensino formal e necessitarão de apoio escolar com adaptações necessárias para seu desenvolvimento.

Essa pergunta também está no material:

100_Questões_Comentadas_em_Psicopedagogia_Da_Teoria_À_Prática_Simaia
386 pág.

Portfólio de Grupo 4º Semestre Unopar Pedagogia Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As dificuldades de aprendizagem são causadas por fatores externos, como problemas emocionais, ambiente familiar conturbado, metodologia inadequada, entre outros. Já o transtorno específico de aprendizagem é uma dificuldade específica na leitura, escrita e/ou cálculo, que tem causa neurológica e é necessário descartar outras condições que possam justificar o mal desempenho nessas áreas. Pessoas com transtornos específicos de aprendizagem podem ter dificuldades de aprendizagem em tarefas que dependam da área afetada, mas são capazes de aprender por outras vias.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais