Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros

Quantos gramas de H2O são necessários, a fim de se preparar uma solução, a 20% em peso, usando 80 g do soluto?

User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para preparar uma solução a 20% em peso usando 80 g do soluto, podemos usar a seguinte fórmula: \[ \text{Concentração em peso} = \frac{\text{massa do soluto}}{\text{massa total da solução}} \times 100 \] Sabemos que a concentração é 20% e a massa do soluto é 80 g. Vamos chamar a massa total da solução de \( m \). Assim, temos: \[ 20 = \frac{80}{m} \times 100 \] Resolvendo a equação: \[ 0,20 = \frac{80}{m} \] \[ m = \frac{80}{0,20} \] \[ m = 400 \, \text{g} \] Agora, a massa total da solução é 400 g. Para encontrar a massa de H2O necessária, subtraímos a massa do soluto: \[ \text{massa de H2O} = m - \text{massa do soluto} \] \[ \text{massa de H2O} = 400 \, \text{g} - 80 \, \text{g} \] \[ \text{massa de H2O} = 320 \, \text{g} \] Portanto, são necessários 320 g de H2O para preparar a solução a 20% em peso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para preparar uma solução a 20% em peso, usando 80 g do soluto, precisamos calcular a massa total da solução. A massa total da solução será a soma da massa do soluto e da massa do solvente (água). Como a solução é a 20% em peso, isso significa que 20% da massa total será do soluto e 80% será da água. Para calcular a massa de água necessária, podemos usar a seguinte fórmula: % de soluto + % de solvente = 100% Substituindo os valores, temos: 20% + 80% = 100% Agora podemos calcular a massa total da solução: Massa total = massa do soluto / % de soluto Massa total = 80 g / 0,20 Massa total = 400 g Portanto, a massa de água necessária será: Massa de água = massa total - massa do soluto Massa de água = 400 g - 80 g Massa de água = 320 g Logo, serão necessários 320 gramas de água para preparar a solução.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Comparando-se 100g dos seguintes metais, qual deles tem maior número de átomos? Dados: Constante de Avogadro: 6,02X1023; Massas atômicas: Li:7u; K: 39u; Fe:56u; Cu: 63,5u; Au: 197u

a)Li
b)K
c) Fe
d) Cu
e) Au

CATALISADORES AUTOMOTIVOS A queima da gasolina nos motores dos automóveis produz, em maior quantidade, dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). Produz ainda: monóxido de carbono (CO), resultante da queima incompleta do combustível; óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SO2), provenientes da queima das impurezas presentes na gasolina; vapores dos hidrocarbonetos (HC) não-queimados; compostos de chumbo, quando a gasolina contém aditivos à base desse metal; etc. Esses compostos são eliminados pelo escapamento do automóvel, poluindo a atmosfera. Afora o CO2 e a H2O, todos os demais são altamente nocivos à saúde humana. Os motores diesel emitem menos CO, mas bastante NOx, SO2 e também a fuligem, que é a fumaça preta característica lançada pelos ônibus e caminhões. Nos carros a álcool, a quantidade de NOx e SO2 é desprezível, mas há eliminação de aldeídos, que também representam ameaça à saúde pública. De qualquer maneira, porém, o carro a álcool é bem menos poluente do que o movido a gasolina; daí a técnica usada no Brasil de adicionar até 20% de álcool à gasolina, para diminuir a poluição. Se considerarmos a existência de mais de 500 milhões de veículos automotivos no mundo e também o fato de o consumo mundial de petróleo ter triplicado a partir de 1960, concluiremos como é importante lutar pela redução das emissões nocivas dos veículos automotores. A situação torna-se potencialmente grave nas grandes cidades, com condições meteorológicas que dificultam a dispersão dos gases nocivos, como é o caso da Cidade do México, de São Paulo, Tóquio e Nova York. Em tais situações, o risco é maior para pessoas idosas com insuficiência cardíaca e/ou pulmonar e para crianças asmáticas ou atacadas de pneumonia. Para diminuir essa poluição, os automóveis modernos já têm injeção eletrônica e catalisadores nos escapamentos. Os catalisadores automotivos são formados por uma colméia de cerâmica ou de metal (também chamada substrato ou suporte), composta de milhares de minúsculos canais que perfazem uma superfície total equivalente a quatro campos de futebol. Sobre essa colméia são impregnados aproximadamente 1,5 g de metais preciosos, os quais constituem o catalisador propriamente dito; emprega-se uma mistura de paládio-ródio, para veículos a gasolina, e uma de paládio-molibdênio, para veículos a álcool. Depois, o catalisador é enrolado numa manta termo expansiva, que fixa, veda, isola termicamente e dá proteção mecânica ao componente. Por fim, o catalisador é montado dentro de uma carcaça de aço inoxidável, dando origem ao conversor catalítico. Esse conjunto é instalado no cano de escape do automóvel. O catalisador acelera as reações químicas, que transformam os poluentes (CO, NOx, Hidrocarbonetos) em compostos menos prejudiciais à saúde (CO2, H2O, N2); essas reações são, por exemplo: Baseado no texto acima responda:
a) Se a velocidade média de C2H6 consumido na segunda reação apresentada acima for de 25g por segundo, qual será a massa de água produzida em 2 minutos de reação?
b) Qual a massa de CO2 produzida na reação de 6 mols de NO2?

Qual o volume necessário de água a adicionar a uma solução de NaOH que possui uma concentração de 0,2 mol/L e volume de 300 mL com o objetivo de diminuir a sua concentração pela metade?

Mais conteúdos dessa disciplina