Buscar

A respeito da situação acima relatada, o terapeuta cognitivo deve adotar o seguinte procedimento: A) Apresentar a Juliana a conceituação cognitiva ...

A respeito da situação acima relatada, o terapeuta cognitivo deve adotar o seguinte procedimento:
A) Apresentar a Juliana a conceituação cognitiva sobre a fobia social, para que a mesma concorde e então, aceite mudar seu comportamento de esquiva.
B) Estabelecer uma aliança terapêutica sólida, apresentar o modelo cognitivo a Juliana, apontando que a forma como interpreta as situações está influenciando seu humor e ocasionando o comportamento de esquiva das situações sociais.
C) Deve usar um teste para identificar o tipo de transtorno que Juliana apresenta e, mediante a obtenção do diagnóstico, encaminhá-la ao médico psiquiatra para um tratamento medicamentoso coadjuvante.
D) Em se tratando de uma jovem, o terapeuta deve primeiramente estabelecer contato com os pais dela para uma anamnese e para obtenção de informações que lhe permitam formular uma hipótese para o caso.
E) Usar a técnica da exposição ao vivo, para que a cliente aprenda a enfrentar o medo do ambiente social e, possa mudar os significados estabelecidos ao longo de sua história.
A) II and IV are correct.
B) II, III, and IV are correct.
C) I, III, and IV are correct.

Essa pergunta também está no material:

MODULO 09 - PSICOTERAPIA COGNITIVA - ED - RESPOSTAS
13 pág.

Terapia Cognitiva Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Estabelecer uma aliança terapêutica sólida, apresentar o modelo cognitivo a Juliana, apontando que a forma como interpreta as situações está influenciando seu humor e ocasionando o comportamento de esquiva das situações sociais. Essa alternativa é a mais adequada, pois o terapeuta cognitivo deve estabelecer uma relação de confiança com o paciente, apresentar o modelo cognitivo e ajudá-lo a identificar as distorções cognitivas que estão influenciando seu comportamento. A exposição ao vivo (alternativa E) é uma técnica utilizada em terapia cognitivo-comportamental, mas deve ser aplicada após a aliança terapêutica ser estabelecida e o modelo cognitivo ser apresentado. As alternativas A, C e D não são procedimentos adequados para o tratamento da fobia social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais