Buscar

A avaliação como conhecemos hoje passou por um longo processo de transformação. Compreender esse percurso histórico possibilita a reflexão e mudanç...

A avaliação como conhecemos hoje passou por um longo processo de transformação. Compreender esse percurso histórico possibilita a reflexão e mudança nas práticas avaliativas. Diante do exposto, analise as assertivas abaixo e indique a(s) correta(s):
I – O processo de avaliação da aprendizagem teve como foco medir quantitativamente os saberes dos alunos e, ainda que seja essa uma prática antiga, ainda pode ser encontrada nas escolas.
II – As concepções de professores sobre a função da avaliação podem direcionar os instrumentos à análise do produto final ou do processo.
III – Houve um tempo em que a avaliação buscava, de forma qualitativa, valorizar o sujeito de forma integral, mas atualmente valoriza os saberes de forma fragmentada, por entender que os alunos evoluem por partes.
IV – O termo “Avaliação educacional” foi criado por Hoffman em 1934 e difundido por Ralf Tyler, tendo como princípio formular objetivos e verificar se estes foram cumpridos.
Assinale a alternativa que contém apenas as assertivas corretas:

I e II, apenas

Essa pergunta também está no material:

5
2 pág.

Avaliação da Aprendizagem Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é "I e II, apenas". A assertiva I está correta, pois a avaliação da aprendizagem teve como foco medir quantitativamente os saberes dos alunos e essa prática ainda é encontrada nas escolas. A assertiva II também está correta, pois as concepções de professores sobre a função da avaliação podem direcionar os instrumentos à análise do produto final ou do processo. A assertiva III está incorreta, pois a avaliação qualitativa não valorizava o sujeito de forma integral, mas sim a qualidade do que era produzido. Atualmente, a avaliação valoriza os saberes de forma mais integrada. A assertiva IV está incorreta, pois o termo "Avaliação educacional" foi criado por Tyler em 1934 e difundido por outros autores, não por Hoffman.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais