Buscar

Para desestabilizar a ideia de mensuração na avaliação, por volta dos anos 50, surgiram os primeiros escritos de Ralph Tyler. Sua concepção contrap...

Para desestabilizar a ideia de mensuração na avaliação, por volta dos anos 50, surgiram os primeiros escritos de Ralph Tyler. Sua concepção contrapunha a ideia de que avaliação é sinônimo de aplicação de testes com lápis e papel. Tyler não descartava a importância da aplicação dos testes, apenas acreditava que existiam outras maneiras de se constatar as mudanças comportamentais, denominadas aprendizagem. Tendo como referência o texto apresentado e a concepção de avaliação defendidas por correntes progressistas da educação, assinale a alternativa que expressa a concepção de educação de Tyler.
No Modelo de Avaliação do Currículo, descrito por Tyler, ele entendia que os objetivos, para serem definidos, não precisam levar em conta nem o aluno, nem a sociedade. Precisam estar conectados apenas com os conteúdos escolares, estabelecidos pelo professor.
Tyler discordava da necessidade de inclusão de uma variedade de procedimentos avaliativos, tais como: testes, escalas de atitude, inventários, questionários, fichas de registros de comportamento e outras formas de coletar evidências sobre o rendimento dos alunos em uma perspectiva longitudinal, com relação à consecução de objetivos curriculares.
Para Tyler, aprender implicava em mudar de comportamento e o primeiro propósito da avaliação é medir a mudança de comportamento dos alunos e estabelecer uma comparação entre um aluno e outro.
Tyler defendia a avaliação como parte do processo de aprender, e argumentava que ela deveria ser completamente conectada com o currículo da escola.
Para Tyler, o objetivo da avaliação é julgar o comportamento dos alunos, acentuando a importância em formular objetivos educacionais em termos comportamentais, de forma precisa e clara; defende que a avaliação deve acontecer em momentos pontuais.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação teoria e pratica
6 pág.

Avaliação: Teoria e Prática Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A concepção de educação de Tyler era centrada no aluno e em suas necessidades, e não apenas nos conteúdos escolares estabelecidos pelo professor. Ele acreditava que a avaliação deveria ser parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas uma medida de desempenho. Tyler defendia que a avaliação deveria ser conectada com o currículo da escola e que os objetivos educacionais deveriam ser formulados em termos comportamentais, de forma precisa e clara. Ele também acreditava que a avaliação deveria incluir uma variedade de procedimentos avaliativos, tais como testes, escalas de atitude, inventários, questionários, fichas de registros de comportamento e outras formas de coletar evidências sobre o rendimento dos alunos em uma perspectiva longitudinal, com relação à consecução de objetivos curriculares.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais