Buscar

Considerando os estudos realizados na "Etapa 1 - Formação", do material de Extensão Curricular, assinale a alternativa que apresenta uma iniciativa...

Considerando os estudos realizados na "Etapa 1 - Formação", do material de Extensão

Curricular, assinale a alternativa que apresenta uma iniciativa que contempla adequadamente o conceito de "Extensão Curricular/Curricularização da Extensão", a partir da Resolução n.7MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018.

a) A participação do professor no planejamento e na aplicação das disciplinas previstas na Matriz. Curricular, dos Cursos de Graduação.

b) A participação do estudante no planejamento e na execução de ações nos formatos de programas, projetos, cursos, oficinas, eventos e/ou prestação de serviços, que beneficiem a sociedade.

c) A participação do estudante como "ouvinte" em cursos, oficinas de extensão e outras atividades de extensão, desde que o conteúdo abordado atenda a uma necessidade extracurricular.

d) A participação do estudante no planejamento e na execução de ações que beneficiem os outros alunos matriculados no mesmo Curso.

e) A participação apenas do professor no planejamento e na aplicação de projetos nos quais os estudantes tenham uma participação secundária.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que apresenta uma iniciativa que contempla adequadamente o conceito de "Extensão Curricular/Curricularização da Extensão", a partir da Resolução n.7MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018 é a letra B: "A participação do estudante no planejamento e na execução de ações nos formatos de programas, projetos, cursos, oficinas, eventos e/ou prestação de serviços, que beneficiem a sociedade." Essa iniciativa envolve a participação ativa dos estudantes em atividades que visam beneficiar a sociedade, o que está de acordo com o conceito de extensão curricular.

1
Dislike0
User badge image

Fernanda Evangelista

A seguir são apresentados três dos sete princípios que compõem a "Carta de Princípios" do Claretiano - Rede de Educação, um dos documentos norteadores da atuação dos Educadores Claretianos. Leia com atenção.

1. Princípio da Abertura: "A comunidade educativa está aberta ao diálogo e deseja servir às pessoas, à sociedade e ao mundo. Abertura é a capacidade kumana de colocar-se em contato com o mundo, com o outro, com o transcendente e consigo mesmo, percebendo potencialidades, valores e superando o egoísmo e o individualismo [...]. A abertura é também capacidade de recepção, de alteridade, de diálogo, de altruísmo, de colaboração, de superação de preconceitos e de inimizade.

[...]. Abertura é a capacidade humana de deixar-se tocar pela realidade histórica, pelo mundo e pelo outro. O serviço é expressão máxima de abertura. [...]". (CLARETIANO, 2014, p. 03).

2. Princípio da Transcendência: "Queremos melhorar o que somos e fazemos. A transcendência é a capacidade de autossuperar-se, de ir além do que está dado no cotidiano, ou posto como natural, definitivo ou normal; é a capacidade de aspirar a valores; é pela transcendência que o ser humano atribui sentido, ou renova o sentido da existência, percebendo-se e tendo consciência de sua condição de ser-no-mundo. Transcendência tem relação com o nosso desejo de melhoria, de superação." (CLARETIANO, 2014, p. 05).

3. Princípio da Autonomia: "Autonomia é a capacidade de responder perante si e aos outros, mediante o uso da liberdade. Ser autônomo significa ser capaz de responder aos desafios da realidade de forma emancipada; assim, é a capacidade de pensar e agir por si mesmo, sem a tutela de outrem, isto é, a capacidade de autorregular-se. A autonomia dá-se pelo emprego da vontade pessoal no uso da liberdade, de tal forma que a pessoa pode se tornar sujeito de si, responsável por seus atos e pensamentos." (CLARETIANO, 2014, p. 06).

Os textos abaixo citados foram retirados de dois artigos da Resolução n. 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018, que "....] estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior

Brasileira". Leia com atenção.

1. "Art. 5°. [...] Ill - a produção de mudanças na própria instituição superior e nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais." (BRASIL, 2018, p. 02).

II. "Art. 6º. [...] V - o incentivo à atuação da comunidade acadêmica e técnica na contribuição ao enfrentamento das questões da sociedade brasileira, inclusive por meio do desenvolvimento econômico, social e cultural; [...]." (BRASIL, 2018, p. 02).

III. "Art. 6º. 1 - a contribuição na formação integral do estudante, estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável." (BRASIL, 2018, p. 02).

Referências

BRASIL. Resolução n. 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Educação

- PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de dezembro de 2018, Seção 1, p. 49-50.

CLARETIANO. Carta de Princípios. Batatais: Claretiano, 2014.

Embora a Carta de Princípios do Claretiano - Rede de Educação tenha sido elaborada para ser lida e compreendida em sua integralidade, ou seja, considerando-se o seu todo, é possível estabelecer uma correlação dos fragmentos citados com as diretrizes para a "Curricularização da

Extensão/Extensão Curricular". Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta as associações mais lógicas e coerentes dentre as opções apresentadas.

a) "1" e "Il, "2" e "I", "3" e "III".

b) "1" e "III", "2" e "l", "3" e "I".

c) "1" e "I", "2" e "III","3" e "Il".

d) "1" e "IlI", "2" e "Il" , "3" e "I".

e) "1" e "Il", "2" e "IlI", "з" е "I".


0
Dislike0
User badge image

Fernanda Evangelista

Sobre o tema da "Extensão Curricular/Curricularização da Extensão", leia as afirmações

dispostas a seguir.

I. Os estudantes poderão cumprir a carga horária destinada à "Extensão Curricular/Curricularização

da Extensão"

, realizando cursos de extensão disponíveis no Portal da Extensão do Claretiano, ou

mesmo em outras plataformas virtuais.

Il. Os projetos/atividades de "Extensão Curricular/Curricularização da Extensão" contemplam apenas a sociedade, não havendo, portanto, benefícios diretos para a formação dos estudantes.

Ill. Os projetos/atividades relacionados à "Extensão Curricular/Curricularização da Extensão", deverão ser realizados apenas dentro dos Polos e Unidades do Claretiano.

IV. Nos projetos/atividades a serem realizados no campo da "Extensão Curricular/Curricularização da Extensão", o estudante deve ter um papel ativo, ou seja, precisa atuar diretamente no planejamento e execução das atividades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina