Buscar

Durante um plantão na enfermaria da Santa Casa, você é chamado para avaliar um paciente com queixa de dispneia súbita associada à hemoptise. Trata-...

Durante um plantão na enfermaria da Santa Casa, você é chamado para avaliar um paciente com queixa de dispneia súbita associada à hemoptise. Trata-se do senhor J.R.B., 68 anos, internado na ortopedia, no 5° dia do pós-operatório de fratura de membro inferior direito. Exame físico revela paciente hipocorado, com cianose de extremidades e edema de membro inferior direito com empastamento da panturrilha. FC = 122 bpm; PA = 106 x 62 mmHg; FR = 35 irpm; satO■ = 82% em ar ambiente e esforço respiratório moderado. Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações. Considere o diagnóstico mais provável em relação ao caso descrito e assinale a alternativa INCORRETA:
A) Os fatores, considerados como de maior risco para a doença apresentada pelo paciente, são cirurgia do quadril ou joelho, história prévia de tromboembolismo venoso, lesão de medula espinhal e infarto do miocárdio recente (< 3 meses).
B) O escore PERC não tem aplicação no paciente em questão, pois esse paciente não possui baixa probabilidade para tromboembolismo pulmonar.
C) O d-dímero pode elevar-se acima do valor de referência (falso-positivo) em algumas situações como câncer ativo, infecção atual, AVE recente e em pacientes idosos.
D) A anticoagulação com heparina de baixo peso molecular, via subcutânea, deveria ser iniciada imediatamente, caso o paciente apresentasse hipotensão ou choque.

Essa pergunta também está no material:

simulado 12 2
214 pág.

Medicina Centro Universitário de LinsCentro Universitário de Lins

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O diagnóstico mais provável para o caso descrito é de Tromboembolismo Pulmonar (TEP). A alternativa incorreta é a letra D, pois a anticoagulação com heparina de baixo peso molecular, via subcutânea, deveria ser iniciada imediatamente, caso o paciente apresentasse hipotensão ou choque. No caso descrito, o paciente apresenta hipoxemia e dispneia, mas não há evidência de hipotensão ou choque.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina