Buscar

Os deveres do sentenciado (também são aplicáveis ao preso provisório), em respeito ao Princípio da Legalidade, estão previstos em um rol taxativo (...

Os deveres do sentenciado (também são aplicáveis ao preso provisório), em respeito ao Princípio da Legalidade, estão previstos em um rol taxativo (numerus clausus). Art. 39. Constituem deveres do condenado: I - comportamento disciplinado e cumprimento fiel da sentença; II - obediência ao servidor e respeito a qualquer pessoa com quem deva relacionar-se; III - urbanidade e respeito no trato com os demais condenados; IV - conduta oposta aos movimentos individuais ou coletivos de fuga ou de subversão à ordem ou à disciplina; V - execução do trabalho, das tarefas e das ordens recebidas; VI - submissão à sanção disciplinar imposta; VII - indenização à vítima ou aos seus sucessores; VIII - indenização ao Estado, quando possível, das despesas realizadas com a sua manutenção, mediante desconto proporcional da remuneração do trabalho; IX - higiene pessoal e asseio da cela ou alojamento; X - conservação dos objetos de uso pessoal. Parágrafo único. Aplica-se ao preso provisório, no que couber, o disposto neste artigo. A seguir analisaremos, suscintamente, cada um deles:
a) Comportamento disciplinado e cumprimento fiel da sentença O preso deve cumprir a sentença, submetendo-se à privação de liberdade imposta pelo Estado e não fugir, sob pena de incorrer em falta grave.
b) Obediência ao servidor e qualquer pessoa A desobediência ou desrespeito poderá acarretar crime, a exemplo dos crimes de desacato, resistência, desobediência, bem como falta grave.
c) Urbanidade e respeito com os demais condenados O respeito deve ser estendido aos demais condenado, a fim de que se tenha, na medida do possível, convivência harmônica.
d) Conduta oposta aos movimentos de fuga ou subvenção à ordem ou disciplina Segundo Rogério Sanches, aqui deve haver um comportamento passivo (não adesão) e um comportamento ativo (oposição aos movimentos de fuga). De acordo com André Ribeiro Giamberardino, “a obrigação descrita exige interpretação restritiva e a aplicação analógica do conceito de exigibilidade de conduta diversa que compõe o conceito normativo de culpabilidade, na teoria do delito. Não há como exigir, de qualquer pessoa, o sacrifício da própria vida e integridade física. Rebeliões e motins violentos não abrem espaço para uma postura de oposição, quando estão ocorrendo”.
e) Execução do trabalho, das tarefas e das ordens recebidas O trabalho é dever do preso, não sendo cumprido deixará de receber benefício, bem como poderá ensejar a falta grave.
f) Submissão à sanção disciplinar imposta O preso deve acatar a sanção disciplinar imposta. Obviamente, a sanção disciplinar deve seguir o procedimento previsto em lei.
g) Indenização à vítima ou a seus sucessores Decorre da obrigação civil de reparar o dano.
h) Indenização ao Estado Sempre que possível, o condenado possui o dever de indenizar o Estado.
i) Higiene pessoal e asseio da cela Para André Ribeiro Giamberardino, “a pessoa presa tem o dever de manter a higiene pessoal e de seu alojamento, mas a ela não pode ser imputada a ausência de higiene crônica e decorrente de quadros de superlotação e inadimplemento das políticas de assistência pelo Estado”.
j) Conservação dos objetos de uso pessoal Os presos devem cuidar de seus objetos pessoais, responsabilizando-se pelos danos ou pela perda. OBS.: o art. 146-C da LEP traz o dever do preso de cuidar do aparato de monitoração eletrônica.

Essa pergunta também está no material:

CS - EXECUÇÃO PENAL - 2021 1
150 pág.

Cadernos Sistematizados OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Qual é a lista de deveres do condenado, de acordo com o artigo 39 da Lei de Execução Penal?

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais