Buscar

A fisioterapia aquática tem impacto benéfico sobre o sistema cardiorrespiratório, e seus benefícios são diferentes conforme o recurso escolhido e...

 

A fisioterapia aquática tem impacto benéfico sobre o sistema cardiorrespiratório, e seus benefícios são diferentes conforme o recurso escolhido e as indicações e contraindicações de sua aplicação. Há recursos que apresentam benefícios localizados e recursos que apresentam benefícios sistêmicos. Sabendo disso, verifique as afirmações a seguir com relação aos efeitos da fisioterapia aquática sobre a pressão arterial e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

I — O efeito da imersão sobre a pressão arterial está relacionado com a vasodilatação sistêmica, fundamentalmente com ação na redução da resistência vascular sistêmica na pressão arterial diastólica.

II — Pacientes hipertensos devem ter cautela quando submetidos à ducha terapêutica, principalmente a partir de 10 minutos de terapia.

III — Há que se ter cautela quanto aos efeitos cardiovasculares em piscina aquecida, que pode promover redução da pressão arterial, conhecida como hipotensão arterial, por ser mais evidente e potencializada conforme a temperatura ou o tempo de imersão.

IV — São sintomas de hipotensão arterial: o edema, a vermelhidão e, em casos extremos, a perda súbita de consciência.

V — A hipotensão arterial pode ocorrer como consequência da fisioterapia aquática. Uma forma de evitar esse efeito indesejável é oferecer água para o paciente beber, pois a hidratação promove reposição hídrica.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:

 

V — F — V — F — V.

A vasodilatação provoca redução da resistência vascular sistêmica, que, consequentemente, reduz a pressão arterial diastólica. A ducha terapêutica não tem qualquer efeito sobre a pressão arterial, independentemente do tempo de terapia. O tempo prolongado de imersão, sobretudo com temperaturas elevadas, potencializa o efeito vasodilatador e a redução da resistência vascular sistêmica e da pressão arterial. Os sintomas de hipotensão arterial incluem náusea, vômito e redução da perfusão cerebral, com consequente perda súbita de consciência e desmaio. A ingestão de água e a hidratação permitem reduzir e evitar a hipotensão arterial.



Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais