Buscar

A resistência aos antimicrobianos é um fenômeno genético, relacionado à existência de genes contidos no microrganismo, que codificam diferentes mec...

A resistência aos antimicrobianos é um fenômeno genético, relacionado à existência de genes contidos no microrganismo, que codificam diferentes mecanismos bioquímicos que impedem a ação das drogas. Sobre a resistência dos antimicrobianos, é correto afirmar que
a) a persistência é utilizada para designar o fato de algumas bactérias mostrarem-se sensíveis às concentrações inibitórias mínimas de determinados antibióticos.
b) a tolerância é utilizada para significar a sobrevivência do microrganismo nos tecidos ou líquidos orgânicos.
c) a resistência natural, ou intrínseca, é quando uma determinada espécie bacteriana adquire determinada alteração que leva a ausência de receptores para os agentes antimicrobianos.
d) a resistência é a capacidade de um microrganismo crescer mesmo em presença da concentração inibitória da droga no sangue.
e) a tolerância adquirida não resulta em modificação na estrutura ou no funcionamento da célula bacteriana, e são adquiridas por mecanismos que alteram os receptores para os agentes antimicrobianos.

Essa pergunta também está no material:

prova-ghc-2020
9 pág.

Cirurgia Buco-maxilo-facial Universidade Federal da ParaíbaUniversidade Federal da Paraíba

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) a tolerância é utilizada para significar a sobrevivência do microrganismo nos tecidos ou líquidos orgânicos. As outras alternativas apresentam conceitos incorretos sobre a resistência aos antimicrobianos. A persistência (alternativa A) é a capacidade de algumas bactérias sobreviverem a doses letais de antibióticos, mesmo sem apresentar resistência genética. A resistência natural ou intrínseca (alternativa C) é a resistência que algumas espécies bacterianas apresentam naturalmente, sem a necessidade de exposição prévia a antibióticos. A resistência (alternativa D) é a capacidade de um microrganismo crescer mesmo em presença de concentrações inibitórias de drogas, mas não necessariamente no sangue. E a tolerância adquirida (alternativa E) é a capacidade de algumas bactérias sobreviverem a doses letais de antibióticos após exposição prévia a essas drogas, e pode envolver modificações na estrutura ou no funcionamento da célula bacteriana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais