Buscar

Uma medição é uma manifestação do tamanho, quantidade ou dimensão de um atributo específico de um produto ou processo. É uma autoridade dentro da e...

Uma medição é uma manifestação do tamanho, quantidade ou dimensão de um atributo específico de um produto ou processo. É uma autoridade dentro da engenharia de software. O processo de medição de software é definido e regido pela Norma ISO. Na estimativa e métrica de software, uma medição é uma manifestação do tamanho do projeto, tanto em sua complexidade quanto em sua extensão. Essas medições são fundamentais para determinar o esforço necessário, os recursos envolvidos e o progresso alcançado durante o desenvolvimento de software. Elas podem incluir linhas de código, pontos de função, casos de uso, entre outros indicadores. Por meio dessas medidas, os profissionais de desenvolvimento conseguem planejar, controlar e avaliar o processo de criação de software de maneira mais precisa. No entanto, é essencial compreender que a medição do tamanho do software não é apenas quantitativa, mas também qualitativa, refletindo a complexidade e os requisitos específicos de cada projeto.

Fonte: adaptado de: GIMENES, I. M. S. O Processo de Software: Ambientes e Formalismos. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 14., 1994, Caxambu. Anais [...]. Maringá: Sociedade Brasileira de Computação, 1994. p. 1-40. A medição de software se caracteriza através de cinco atividades. Assinale a alternativa correta quanto à função e justificativa:

A) Formulação: a avaliação das métricas resultando em insights sobre a qualidade da representação.


B) Coleta: recomendação derivada da interpretação das métricas do produto transmitidas à equipe de software.


C) Análise: cálculo de métricas e a aplicação de ferramentas matemáticas.


D) Feedback: o mecanismo usado para acumular os dados necessários para derivar as métricas formuladas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Análise: cálculo de métricas e a aplicação de ferramentas matemáticas. A justificativa é que a atividade de análise é responsável por calcular as métricas de software e aplicar ferramentas matemáticas para interpretar os resultados obtidos. É nessa etapa que os dados coletados são processados e transformados em informações úteis para o planejamento, controle e avaliação do processo de desenvolvimento de software.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais