Buscar

A adoção da metodologia condizente aos fins que se deseja alcançar é critério essencial para o êxito do PPP. A legitimidade e racionalidade do PPP ...

A adoção da metodologia condizente aos fins que se deseja alcançar é critério essencial para o êxito do PPP. A legitimidade e racionalidade do PPP vinculam-se à metodologia usada na sua construção. São variados os caminhos da elaboração e implementação do PPP da escola. Muitos autores que trabalham no âmbito do planejamento dialógico/participativo utilizam como princípio metodológico a formulação de perguntas e questionamentos para problematizar a realidade, como proposta de trabalho na elaboração do PPP.

a. A elaboração do PPP deve ser dialógica, pois o legitima em relação à política institucional e pedagógica e atenta-se à resolução de problemas locais, os quais, muitas vezes, não são diagnosticados por todos.
b. Os professores dialogam, a fim de construir juntos o PPP, e tendo definido metas e objetivos, identificado os problemas que pedem solução, apresentam o documento à comunidade escolar, devendo esta assiná-lo, como forma de consentimento.
c. O processo de elaboração do PPP pode ocorrer a partir de reuniões com os membros da equipe diretiva, pois esta conhece a comunidade escolar, as suas necessidades e anseios, a sua história e realidade.
d. A comunidade escolar deve participar do processo de elaboração do PPP, porém, como não são todos que compreendem as realidades escolares, torna-se optativa a participação de representantes estudantis.
e. O diálogo proposto para a produção do PPP dá-se a partir do pensamento de que é necessário ouvir o que a comunidade escolar pensa a respeito dos processos educativos, porém a definição sobre os conteúdos deste documento é exclusiva da direção.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 3 (A3) - Pedagogia Curriculo Currículo FMU 2024
10 pág.

Pedagogia da Educação Infantil Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas UnidasCentro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "A elaboração do PPP deve ser dialógica, pois o legitima em relação à política institucional e pedagógica e atenta-se à resolução de problemas locais, os quais, muitas vezes, não são diagnosticados por todos." Isso porque a elaboração do PPP deve ser um processo participativo e democrático, envolvendo toda a comunidade escolar, e a metodologia utilizada deve ser condizente com os objetivos e fins que se deseja alcançar. Além disso, a elaboração do PPP deve estar em consonância com a política institucional e pedagógica da escola, e deve atentar-se à resolução de problemas locais, que muitas vezes não são diagnosticados por todos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais