Buscar

“A missão da Igreja, tal como a de Jesus, é obra de Deus, ou, usando uma expressão frequente em S. Lucas, é obra do Espírito Santo. Depois da ressu...

“A missão da Igreja, tal como a de Jesus, é obra de Deus, ou, usando uma expressão frequente em S. Lucas, é obra do Espírito Santo. Depois da ressurreição e ascensão de Jesus, os Apóstolos viveram uma intensa experiência que os transformou: o Pentecostes”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: A Missão do Redentor: Encíclica Redemptoris Missio de João Paulo II sobre a validade permanente do mandato missionário. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Brasília: Pontifícias Obras Missionárias (POM), s. d. p. 27. 


A partir da leitura da citação dada e dos conteúdos do livro-base Trilhando caminhos de missão: fundamentos e apontamentos de missiologia concernentes à missionariedade nas origens da Igreja, analise as seguintes assertivas e, em seguida, marque V para verdadeiras e F para falsas:


I. ( ) A missionariedade da Igreja encontra-se na afirmação do Concílio de Nicéia, realizado pelo imperador Constantino no terceiro século. Nesse Concílio, foi definido que a atividade missionária se relaciona também com a própria natureza humana e suas aspirações.

II. ( ) Pelo fato de prestar testemunho a Cristo, a Igreja revela aos homens a verdade de sua condição e de sua vocação integral. Isso clarifica a fonte da origem da missão da Igreja como missão do Filho e do Espírito Santo; e a missão era o envio do Filho como mediador entre o Criador e a criação.

III. ( ) Um dos aspectos da missão é apresentado por São Paulo, que fala dos cristãos se tornando filhos e filhas adotivos de Deus, já que os cristãos não são mais escravos, mas filhos, pois o Espírito clama no nosso coração “Abba Pai”.

IV. ( ) A missão também é identificada por um aspecto apresentado por São João, que atesta a aproximação e a identificação dos cristãos com Jesus e sua obra, retratada na imagem de d’Ele como a videira e os discípulos como os ramos. 


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

AF – V – V – VBF – F – V – FCV – F – F – FDF – V – V – FEV – V – F – V

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais