Buscar

A vigilância e o monitoramento de doenças representam desafios significativos para os sistemas de saúde em todo o mundo. Os riscos biológicos entre...

A vigilância e o monitoramento de doenças representam desafios significativos para os sistemas de saúde em todo o mundo. Os riscos biológicos entre os trabalhadores da saúde nem sempre são visíveis na sociedade e, muitas vezes, não são adequadamente conhecidos nem pelos próprios trabalhadores da saúde, principalmente entre aqueles que atuam em contextos não hospitalares. A falta ou precariedade de medidas de proteção efetivas e a elevada exposição aos riscos biológicos aumentam as taxas de infecção entre os trabalhadores de saúde. Fonte: adaptado de: ARAUJO, T. M.; SOUZA, F. O.; HELIOTERIO, M. C.; ANDRADE, K. V. F.; PINHO, P. S.; WERNECK, G. L. Elevada prevalência de doenças infecciosas entre trabalhadores da saúde indica a necessidade de melhorar a vigilância. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 48, 2023.

💡 3 Respostas

User badge image

Wangelo Silva

sobre a classificação das doenças quanto a origem e ao tempo de duração, e correto o que se afirma nas alternativas I, II, III e IV, todas as afirmações estão corretas.

2
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas não há uma pergunta clara na sua descrição. Você poderia reformular sua pergunta para que eu possa ajudá-lo?

0
Dislike1
User badge image

Na Rota

A vigilância e o monitoramento de doenças representam desafios significativos para os sistemas de saúde em todo o mundo. Os riscos biológicos entre os trabalhadores da saúde nem sempre são visíveis na sociedade e, muitas vezes, não são adequadamente conhecidos nem pelos próprios trabalhadores da saúde, principalmente entre aqueles que atuam em contextos não hospitalares. A falta ou precariedade de medidas de proteção efetivas e a elevada exposição aos riscos biológicos aumentam as taxas de infecção entre os trabalhadores de saúde.

Fonte: adaptado de: ARAUJO, T. M.; SOUZA, F. O.; HELIOTERIO, M. C.; ANDRADE, K. V. F.; PINHO, P. S.; WERNECK, G. L. Elevada prevalência de doenças infecciosas entre trabalhadores da saúde indica a necessidade de melhorar a vigilância. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 48, 2023.

Considerando as informações apresentadas, sobre a classificação das doenças quanto à origem e ao tempo de duração, avalie as afirmações a seguir.

I. Doenças causadas por um agente infeccioso ou suas toxinas, que se manifesta pela transmissão desse agente ou de seus produtos, de uma pessoa ou animal infectados ou de um hospedeiro, são denominadas doenças infecciosas ou transmissíveis.

II. Doenças que não resultam de infecção como, por exemplo, diabetes e hipertensão, são denominadas doenças não infecciosas ou não transmissíveis.

III. Doenças que se desenrolam a longo prazo, podendo persistir por anos, ou mesmo durante toda a vida, são denominadas doenças crônicas ou doenças persistentes.

IV. Doenças que apresentam curta duração, são denominadas doenças agudas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:II, apenas.

Alternativa 2:III e IV, apenas.

Alternativa 3:I e III, apenas.

Alternativa 4:I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:I, II, III e IV.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais