Buscar

Com base na trajetória histórico-social do Serviço Social brasileiro, avalie as afirmacoes a seguir. I. No contexto das influências teóricas positi...

Com base na trajetória histórico-social do Serviço Social brasileiro, avalie as afirmacoes a seguir.
I. No contexto das influências teóricas positivistas e fenomenológicas no Serviço Social brasileiro, o projeto profissional apresentava, entre os anos 1960-1970, caráter conservador.
II. O amadurecimento de um projeto profissional sob bases emancipatórias ocorreu nos anos 1990, sustentado pelo Código de Ética (1993), pela Lei de Regulamentação da Profissão (1993), e pelas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (1996).
III. O Serviço Social no Brasil, desde a sua origem aos tempos atuais, busca constituir um projeto profissional que não esteja assentado em bases conservadoras, as quais estão hegemonicamente presentes na profissão.
É correto o que se afirma em:
A) I, II e III.
B) III, apenas.
C) I e III, apenas.
D) I e II, apenas.
E) II, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Estratégias e Técnicas em Serviço Social II
80 pág.

Pesquisa em Serviço Social III Faculdade ÚnicaFaculdade Única

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I, II e III. Justificativa: I. No contexto das influências teóricas positivistas e fenomenológicas no Serviço Social brasileiro, o projeto profissional apresentava, entre os anos 1960-1970, caráter conservador. Essa afirmação é verdadeira, pois o Serviço Social brasileiro, nesse período, estava fortemente influenciado pelo positivismo e pelo fenomenologismo, o que resultou em um projeto profissional conservador, que tinha como objetivo a adaptação do indivíduo à sociedade. II. O amadurecimento de um projeto profissional sob bases emancipatórias ocorreu nos anos 1990, sustentado pelo Código de Ética (1993), pela Lei de Regulamentação da Profissão (1993), e pelas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (1996). Essa afirmação também é verdadeira, pois nos anos 1990, o Serviço Social brasileiro passou por um processo de renovação, que resultou em um projeto profissional mais crítico e comprometido com a transformação social. III. O Serviço Social no Brasil, desde a sua origem aos tempos atuais, busca constituir um projeto profissional que não esteja assentado em bases conservadoras, as quais estão hegemonicamente presentes na profissão. Essa afirmação é verdadeira, pois desde a sua origem, o Serviço Social brasileiro tem como objetivo a transformação social e a luta contra as desigualdades sociais, o que implica em um projeto profissional crítico e comprometido com a emancipação humana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais