Buscar

42. (Ita 99) Um recipiente contém 0,50L de uma solução aquosa com as espécies químicas Pb£®(aq), SCN­(aq) e Pb(SCN)‚(c). Estando o sistema em equil...

42. (Ita 99) Um recipiente contém 0,50L de uma solução aquosa com as espécies químicas Pb£®(aq), SCN­(aq) e Pb(SCN)‚(c). Estando o sistema em equilíbrio químico e a temperatura sendo constante, as concentrações das espécies químicas Pb£®(aq), SCN­(aq) e a quantidade de Pb(SCN)‚(c) não variam com o tempo. Qual das opções a seguir só contém informação(ões) CORRETA(S) a respeito desse sistema? a) A adição de 0,30g de Pb(NOƒ)‚(c) diminuirá a concentração de Pb£®(aq) no recipiente. b) A adição de 0,30g de Pb(NOƒ)‚(c) aumentará a concentração de SCN­(aq) no recipiente. c) diminuirá a concentração de Pb£®(aq) no recipiente.b) A adição de 0,30g de Pb(NOƒ)‚(c) aumentará a concentração de SCN­(aq) no recipiente.c) A adição de 0,60g de Pb(SCN)‚(c) manterá constantes as concentrações de Pb£®(aq) e SCN­(aq), e aumentará a quantidade de Pb (SCN)‚(c). d) A adição de 0,60g de Pb(SCN)‚(c) aumentará as respectivas concentrações de Pb£®(aq) e SCN­(aq), sem aumentar a quantidade de Pb(SCN)‚(c). e) A adição de 0,60g de Pb(SCN)‚(c) aumentará a concentração de Pb£®(aq) e a quantidade de Pb(SCN)‚(c) no recipiente.

a) A adição de 0,30g de Pb(NOƒ)‚(c) diminuirá a concentração de Pb£®(aq) no recipiente.
b) A adição de 0,30g de Pb(NOƒ)‚(c) aumentará a concentração de SCN­(aq) no recipiente.
c) A adição de 0,60g de Pb(SCN)‚(c) manterá constantes as concentrações de Pb£®(aq) e SCN­(aq), e aumentará a quantidade de Pb (SCN)‚(c).
d) A adição de 0,60g de Pb(SCN)‚(c) aumentará as respectivas concentrações de Pb£®(aq) e SCN­(aq), sem aumentar a quantidade de Pb(SCN)‚(c).
e) A adição de 0,60g de Pb(SCN)‚(c) aumentará a concentração de Pb£®(aq) e a quantidade de Pb(SCN)‚(c) no recipiente.

Essa pergunta também está no material:

quimica equilibrio quimico exercicios
22 pág.

Química Qualitativa Universidade Federal do PampaUniversidade Federal do Pampa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) A adição de 0,60g de Pb(SCN)‚(c) manterá constantes as concentrações de Pb£®(aq) e SCN­(aq), e aumentará a quantidade de Pb(SCN)‚(c). Isso ocorre porque, quando adicionamos mais Pb(SCN)‚(c) ao recipiente, o equilíbrio se desloca para a esquerda, consumindo mais Pb£®(aq) e SCN­(aq) para formar mais Pb(SCN)‚(c). No entanto, como a quantidade inicial de Pb£®(aq) e SCN­(aq) é grande o suficiente para manter o equilíbrio, suas concentrações permanecem constantes. A quantidade de Pb(SCN)‚(c), por outro lado, aumenta. As outras alternativas estão incorretas porque a adição de Pb(NOƒ)‚(c) não afeta a concentração de SCN­(aq) (alternativa b) e diminui a concentração de Pb£®(aq) (alternativa a)), a adição de Pb(SCN)‚(c) aumenta a concentração de Pb£®(aq) e SCN­(aq) (alternativa d) e a adição de 0,60g de Pb(SCN)‚(c) aumenta a concentração de Pb£®(aq) e a quantidade de Pb(SCN)‚(c) (alternativa e), mas não mantém as concentrações de Pb£®(aq) e SCN­(aq) constantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais