Buscar

As fibras alimentares têm ocupado uma posição de destaque devido aos resultados divulgados em estudos científicos, os quais demonstram a sua ação b...

As fibras alimentares têm ocupado uma posição de destaque devido aos resultados divulgados em estudos científicos, os quais demonstram a sua ação benéfica no organismo e a relação entre a ingestão em quantidades adequadas e a prevenção de doenças (TATE E LYLE, 2008). Sobre a relação das fibras com a saúde, assinale a alternativa correta:

B. O consumo adequado de fibras na dieta usual auxilia na redução do risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas como: doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial e diabetes.
Segundo Viuniski (2003), os benefícios do consumo de fibras são bem conhecidos, entre eles, a melhora das funções intestinais. Mesmo não fornecendo nutrientes para o organismo, elas são essenciais na dieta.
O consumo adequado de fibras na dieta usual parece reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas, como: doença arterial coronariana (DAC) (LIU et al, 1999), acidente vascular cerebral (AVC) (STEFFEN et al, 2003), hipertensão arterial (WHELTON et al, 2005), diabetes melito (DM) (MONTONEN et al, 2003) e algumas desordens gastrointestinais (PETRUZZIELLO et al, 2006). Além disso, o aumento na ingestão de fibras melhora os níveis dos lipídeos séricos (BROWN et al, 1999; WILLIAMS & STROBINO, 2008), reduz os níveis de pressão arterial (WHELTON et al, 2005), melhora o controle da glicemia em pacientes com diabetes melito (DM) (ANDERSON et al, 2004), auxilia na redução do peso corporal (BIRKETVEDT et al, 2005) e ainda atua na melhora do sistema imunológico (WATZL et al, 2005).
As recomendações atuais de ingestão de fibra alimentar na dieta variam de acordo com a idade, o sexo e o consumo energético, sendo 25 g a ingestão diária recomendada (IDR) para fibra alimentar, considerando uma dieta de 2000 kcal.
As fibras alimentares, em particular as insolúveis, aumentam o conteúdo intestinal que age na diminuição do tempo de trânsito intestinal, reduzindo o tempo de contato entre os alimentos e substâncias indesejáveis (carcinogênicos, por exemplo) com a mucosa do intestino delgado.

Essa pergunta também está no material:

ANÁLISE BROMATOLÓGICA Exercicios 2
11 pág.

Farmácia Universidade Federal do AmazonasUniversidade Federal do Amazonas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "O consumo adequado de fibras na dieta usual auxilia na redução do risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas como: doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial e diabetes". Isso porque, como mencionado no texto, estudos científicos têm demonstrado a relação entre a ingestão adequada de fibras e a prevenção de doenças crônicas, como a doença arterial coronariana, o acidente vascular cerebral, a hipertensão arterial e o diabetes. Além disso, o consumo de fibras também melhora as funções intestinais e auxilia na redução do peso corporal. As recomendações atuais de ingestão de fibra alimentar na dieta variam de acordo com a idade, o sexo e o consumo energético, sendo 25 g a ingestão diária recomendada (IDR) para fibra alimentar, considerando uma dieta de 2000 kcal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais