Buscar

Um bloco, com uma massa de 100g, encontra-se inicialmente em repouso sobre um plano inclinado de 30° em relação à horizontal. Ele é solto, a partir...

Um bloco, com uma massa de 100g, encontra-se inicialmente em repouso sobre um plano inclinado de 30° em relação à horizontal. Ele é solto, a partir de uma altura de 1m em relação ao solo e movimenta-se ao longo do plano. Desprezando forças de atrito, assinale o que for correto.
a) A força normal que o plano inclinado exerce sobre o bloco é 0,5 N.
b) A aceleração do bloco durante seu movimento ao longo do plano inclinado é 5m/s2.
c) Quando o bloco encontrava-se em repouso, a força peso do bloco e a força normal exercida sobre ele eram iguais em módulo.
d) O tempo que o bloco leva para percorrer o plano inclinado, de modo que sua altura se reduza para a metade em relação ao solo, é s.

Essa pergunta também está no material:

Estudo Ativo Vol 2 - Ciências da Natureza-268-270
3 pág.

Enem Colégio Dom BoscoColégio Dom Bosco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) A força normal que o plano inclinado exerce sobre o bloco é 0,5 N. Resposta: Errado. A força normal é perpendicular ao plano inclinado e tem a mesma intensidade do peso do bloco, que é de 0,1 kg x 9,8 m/s² = 0,98 N. b) A aceleração do bloco durante seu movimento ao longo do plano inclinado é 5m/s². Resposta: Errado. A aceleração do bloco é dada por a = g . sen(θ), onde θ é o ângulo de inclinação do plano. Substituindo os valores, temos a = 9,8 m/s² . sen(30°) = 4,9 m/s². c) Quando o bloco encontrava-se em repouso, a força peso do bloco e a força normal exercida sobre ele eram iguais em módulo. Resposta: Correto. Quando o bloco está em repouso, a força normal é igual e oposta à força peso, de modo que a resultante das forças é nula. d) O tempo que o bloco leva para percorrer o plano inclinado, de modo que sua altura se reduza para a metade em relação ao solo, é s. Resposta: Errado. Para resolver essa questão, é necessário utilizar a equação de Torricelli, que relaciona a velocidade final (Vf), a velocidade inicial (Vi), a aceleração (a) e o deslocamento (d). Como o bloco parte do repouso, temos Vi = 0. A altura inicial é de 1 m e a altura final é de 0,5 m. Portanto, o deslocamento é d = 1 m - 0,5 m = 0,5 m. A aceleração é a mesma calculada na alternativa b, a = 4,9 m/s². A velocidade final pode ser calculada a partir da equação de Torricelli: Vf² = Vi² + 2ad. Substituindo os valores, temos Vf² = 0 + 2 . 4,9 m/s² . 0,5 m = 4,9 m²/s². Portanto, Vf = √4,9 m²/s² = 2,21 m/s. O tempo necessário para percorrer o plano inclinado pode ser calculado a partir da equação horária da velocidade: Vf = Vi + at. Como Vi = 0, temos Vf = at. Substituindo os valores, temos 2,21 m/s = 4,9 m/s² . t. Portanto, t = 2,21 m/s ÷ 4,9 m/s² = 0,45 s. Respostas: a) Errado. b) Errado. c) Correto. d) Errado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais