Buscar

A fratura frágil apresenta uma superfície de fratura característica, rompendo os grãos de maneira transgranular ou itergranular, como ocorrem essas...

A fratura frágil apresenta uma superfície de fratura característica, rompendo os grãos de maneira transgranular ou itergranular, como ocorrem essas fraturas?

R.: No caso da fratura transgranular ou clivagem, a fissura ocorre pela quebra das ligações atômicas da estrutura molecular do material, isto é, a fissura passa por dentro dos grãos.
No caso das fraturas intergranulares, a propagação da fissura ocorre por meio dos contornos de grão, isto é, ocorre a separação dos grãos cristalinos. Essa fratura ocorre normalmente pelo enfraquecimento dos contornos de grão no momento da fabricação dos materiais, onde as tensões intergranulares são potencializadas, resultando na fragilização da região.

Essa pergunta também está no material:

gabarito ciencia
23 pág.

Resistência dos Materiais II Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Isso mesmo! A fratura frágil pode ocorrer de duas maneiras: transgranular ou intergranular. Na fratura transgranular, a fissura ocorre pela quebra das ligações atômicas da estrutura molecular do material, ou seja, a fissura passa por dentro dos grãos. Já na fratura intergranular, a propagação da fissura ocorre por meio dos contornos de grão, ou seja, ocorre a separação dos grãos cristalinos. Essa fratura ocorre normalmente pelo enfraquecimento dos contornos de grão no momento da fabricação dos materiais, onde as tensões intergranulares são potencializadas, resultando na fragilização da região.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais