Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Questão 02. (G1 - cftmg) A oxidação espontânea do ferro, representada na equação, leva à formação da ferrugem, caracterizada como óxido de ferro III. Suponha que uma placa de ferro de 112 g foi guardada em um recipiente fechado, com ar. Após a degradação completa, detectou-se 160 g de ferrugem. A massa de oxigênio, em gramas, consumida nessa reação, é aproximadamente, de

a) 32.
b) 48.
c) 56.
d) 72.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para resolver essa questão, vamos analisar a reação de oxidação do ferro e calcular a massa de oxigênio consumida. 1. Dados fornecidos: - Massa da placa de ferro (Fe): 112 g - Massa total da ferrugem (óxido de ferro III, que é Fe₂O₃): 160 g 2. Cálculo da massa de oxigênio (O) consumida: - A massa de oxigênio consumida pode ser calculada subtraindo a massa do ferro da massa total da ferrugem: \[ \text{Massa de O} = \text{Massa total da ferrugem} - \text{Massa do ferro} \] \[ \text{Massa de O} = 160 \, \text{g} - 112 \, \text{g} = 48 \, \text{g} \] Portanto, a massa de oxigênio consumida na reação é de 48 g. A alternativa correta é: b) 48.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A equação química que representa a oxidação do ferro é: 4 Fe + 3 O2 → 2 Fe2O3 A partir da equação, podemos ver que 4 mols de Fe reagem com 3 mols de O2 para produzir 2 mols de Fe2O3. Podemos usar essa relação estequiométrica para calcular a quantidade de oxigênio consumida na reação. Primeiro, precisamos calcular quantos mols de Fe foram consumidos na reação: 112 g Fe ÷ 56 g/mol = 2 mols Fe Agora, podemos usar a relação estequiométrica para calcular quantos mols de O2 são necessários para reagir com 2 mols de Fe: 3 mols O2 ÷ 4 mols Fe = 0,75 mols O2 Finalmente, podemos calcular a massa de oxigênio consumida na reação: 0,75 mols O2 × 32 g/mol = 24 g O2 Portanto, a alternativa correta é a letra A) 32. A massa de oxigênio consumida nessa reação é de aproximadamente 24 g.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

( ) Contém 16 nêutrons.
( ) Apresenta massa atômica igual a 30
( ) Apresenta número atômico igual a 18
A sequência correta é:

a) F, V, F, F.
b) F, F, V, F.
c) F, F, V, V.
d) V, V, F, F.

( ) Contém 16 nêutrons.
( ) Apresenta massa atômica igual a 30
( ) Apresenta número atômico igual a 18
A sequência correta é:

a) F, V, F, F.
b) F, F, V, F.
c) F, F, V, V.
d) V, V, F, F.

Questão 03. (Ufrn) Uma lei química expressa regularidades dos processos químicos, permitindo explicá-los e também fazer previsões de comportamentos de fenômenos que pertencem ao contexto de aplicação dessa lei. Por exemplo, a Lei das Proporções Constantes de Proust expressa uma das mais importantes regularidades da natureza. Segundo essa lei,

a) a composição química das substâncias compostas é sempre constante, não importando qual a sua origem, mas depende do método utilizado, na indústria ou no laboratório, para obtê-las.
b) a composição química das misturas é sempre constante, não importando qual sua origem mas depende do método utilizado, na indústria ou no laboratório, para obtê-las.
c) a composição química das misturas é sempre constante, não importando qual sua origem ou o método para obtê-las.
d) a composição química das substâncias compostas é sempre constante, não importando qual a sua origem ou o método para obtê-las.

Mais conteúdos dessa disciplina