Buscar

Qual é a função dos advérbios de afirmação, negação, dúvida e interrogação na língua portuguesa? Advérbio de afirmação: Sim e decerto são palavras...

Qual é a função dos advérbios de afirmação, negação, dúvida e interrogação na língua portuguesa?

Advérbio de afirmação: Sim e decerto são palavras afirmativas com o sufixo “-mente” (certamente, realmente). Palavras como claro e positivo podem ser advérbios, dependendo do contexto.
Advérbio de negação: Não e nem são palavras de negação. Palavras como negativo, nenhum, nunca, jamais, entre outras, podem ser advérbios de negação, conforme o contexto.
Advérbio de dúvida: Talvez, quiçá, porventura e palavras que expressam dúvida acrescidas do sufixo “-mente”, como possivelmente.
Advérbio de interrogação: Quando, como, onde, aonde, donde, por que. Esse advérbio pode indicar circunstâncias de modo, tempo, lugar e causa. É usado somente em frases interrogativas diretas ou indiretas.

Essa pergunta também está no material:

apostila_PROFESSOR II_NOVA IGUACU-RJ
365 pág.

Prática de Ensino I OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os advérbios de afirmação, negação, dúvida e interrogação são classificados como advérbios de circunstância, pois indicam as circunstâncias em que a ação do verbo ocorre. O advérbio de afirmação é usado para indicar que a ação do verbo é verdadeira ou correta. O advérbio de negação, por sua vez, é usado para indicar que a ação do verbo não é verdadeira ou correta. O advérbio de dúvida é usado para indicar que a ação do verbo é incerta ou duvidosa. Já o advérbio de interrogação é usado para fazer perguntas sobre a ação do verbo. Os advérbios de circunstância podem indicar diferentes circunstâncias, como tempo, modo, lugar, causa, entre outras. É importante lembrar que nem todas as palavras que expressam essas circunstâncias são advérbios, mas podem ser usadas como tal, dependendo do contexto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais