Buscar

Sobre os aspectos gerais que envolvem a objetividade e a subjetividade nas ciências sociais, assinale a alternativa correta. Questão 1 Resposta a. ...

Sobre os aspectos gerais que envolvem a objetividade e a subjetividade nas ciências sociais, assinale a alternativa correta.

Questão 1

Resposta

a.

Tanto a objetividade moral quanto o subjetivismo, com o seu relativismo, pressupõem a unicidade moral. Para ambas as correntes, sendo os valores reais, necessariamente se diferem e se excluem.

b.

Uma das grandes questões das ciências sociais é se é possível a objetividade do observador. Na moderna epistemologia das ciências sociais sabe-se que é possível a objetividade nas observações dos cientistas sociais. Essa neutralidade do pesquisador é alcançada graças a métodos e técnicas de pesquisa que permitem a segurança da objetividade nas pesquisas.

c.

Outro ponto em comum com a concepção objetivista e subjetivista tem uma perspectiva de que os valores são reais, opondo-se ao relativismo, que prega que os valores não são reais, mas antes relativos à cada cultura.

d.

A subjetividade pode significar tanto aquilo que é tendencioso e parcial quanto aquilo que diz respeito ao sujeito; ou seja, é inescapável à condição humana. Já a objetividade traz a marca de algo que seja possível de ser captado, independentemente do observador, da condição humana: algo que estaria dado como uma realidade existente independentemente dos valores do observador.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b: "Uma das grandes questões das ciências sociais é se é possível a objetividade do observador. Na moderna epistemologia das ciências sociais sabe-se que é possível a objetividade nas observações dos cientistas sociais. Essa neutralidade do pesquisador é alcançada graças a métodos e técnicas de pesquisa que permitem a segurança da objetividade nas pesquisas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais