Buscar

A luxação é o deslocamento repentino, parcial ou completo das extremidades dos ossos que compõem uma articulação. Isso quer dizer que um osso separ...

A luxação é o deslocamento repentino, parcial ou completo das extremidades dos ossos que compõem uma articulação. Isso quer dizer que um osso separa-se do outro e desaparecem os pontos de contato entre eles, o que pode provocar lesões nas estruturas próximas (ligamentos, vasos sanguíneos, etc.).

Diferentemente da fratura e da fissura, na luxação o osso sai do lugar, mas não quebra, tampouco racha. Ao contrário, permanece inteiro. No entanto, o fato de haver uma luxação não exclui a possibilidade de também existir uma fratura naquele osso. Dor forte, alterações no formato da articulação, impossibilidade de movimento e, às vezes, inchaço e hematomas, são os sintomas mais característicos.

As articulações dos ombros, quadril, joelhos, cotovelos e dedos das mãos são as mais atingidas por traumas capazes de provocar luxações.

Diante desse contexto, suponha a situação a seguir:

Tendo em vista que os primeiros cuidados são essencias para a prevenção de agravos e sequelas, quais são os cuidados a serem realizados na vítima?


💡 1 Resposta

User badge image

Lais Brandao

A avaliação da vítima para identificação de uma possível luxação requer do profissional um conhecimento prévio sobre a anatomia humana, assim como as principais manifestações clínicas apresentadas e a biomecânica do trauma. Em outros termos, é de extrema importância que o enfermeiro atuante em serviço de atendimento pré-hospitalar (APH) tenha um bom entendimento sobre a biomecânica do trauma, para que possa detectar precocemente possíveis lesões e, assim, agir adequadamente no atendimento à vítima, evitando o agravamento da lesão.

Assim, na avaliação primária realiza-se uma visão geral do estado da vítima, verificando padrões respiratórios, circulatórios e estado neurológica. Realiza o mnemônico XABCDE, sendo:

X. Exsanguinação: contenção de hemorragia externa grave.

A. Manutenção da permeabilidade das vias aéreas e estabilização da coluna cervical.

B. Respiração e ventilação.

C. Circulação com controle de hemorragia.

D. Disfunção: estado neurológico.

E. Exposição total do paciente: a análise da extensão das lesões e o controle do ambiente.

Tranquilizado a vítima, mobilizar o membro afetado com delicadeza na posição encontrada, realizar imobilização da lesão do ombro, colocando o braço ao peito; passando, depois, uma ligadura sobre o tórax para que não existam rotações do membro durante o transporte. Será ajustado comodamente o membro superior lateralmente, com o antebraço fletido para frente do corpo. Em seguida, aplicar as ligaduras, imobilizando o braço contra o tórax e apoiando o antebraço. Aplicar compressa com gelo para alívio da dor. Colocar em prancha longa e continuar com o atendimento e a avaliação durante o transporte.

Realizar a avaliação secundária no atendimento.

Colher história do paciente (Sampla).

S. Sinais vitais.

A. Alergias.

M. Medicamentos (drogas inotrópicas ou cronotrópicas; anticoagulantes; insulina).

P. Passado médico.

L. Líquidos ingeridos recentemente.

A. Ambiente do evento relacionados ao trauma (detalhe do mecanismo de trauma).

Reavaliar distalmente após a imobilização pulsos palpáveis e enchimento, bem como o transporte da vítima para o hospital de referência.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais