Buscar

A terapia gênica consiste em uma técnica de inserção de genes em outro organismo com a finalidade de que esse organismo receptor passe a expressar ...

A terapia gênica consiste em uma técnica de inserção de genes em outro organismo com a finalidade de que esse organismo receptor passe a expressar características antes não expressadas, por exemplo. A doença da imunodeficiência combinada grave é caracterizada como sendo uma mutação no gene da adenosina desaminase que inativa essa enzima. A terapia gênica pode ser utilizada como tratamento para essa doença.

​​​​​​​Assinale a alternativa que representa uma afirmação correta em relação ao que foi apresentado.

A. 

Um desafio relacionado com a terapia gênica no tratamento da doença é a facilidade com que pode ser transferida uma sequência do gene normal para um organismo vivo, sem que as funções desse gene sejam interrompidas.

B. 

Para que um tratamento de terapia gênica possa ser feito com a inserção de um gene corretamente no lugar que se deseja, muitas técnicas foram experimentadas. Essas técnicas são baseadas na utilização de vetores virais, plasmídeos e métodos químicos, sendo que na terapia gênica para o tratamento da imunodeficiência combinada grave utilizou-se plasmídeos bacterianos para o processo.

C. 

Na década de 1990, foi realizado tratamento para a imunodeficiência combinada grave. Nesse tratamento, foi feita uma transferência de genes de interesse para um plasmídeo bacteriano, com posterior inserção dessa bactéria no paciente para que fosse possível a integração dos genes e consequente cura da doença.

D. 

O tratamento da imunodeficiência combinada grave com a utilização da terapia gênica foi um marco histórico devido aos altos níveis de transdução retroviral combinada com a alta capacidade das células transformadoras permanecerem na periferia do corpo humano realizando proliferação celular.

E. 

A terapia gênica realizada na década de 1990 para o tratamento da imunodeficiência combinada grave envolvia a transferência genética pelo bombardeamento de partículas no organismo do ser humano, assim, o gene de interesse seria forçado a interagir com o DNA do receptor.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais