Buscar

O que é osteomielite? A) Osteomielite purulenta crônica é uma forma de osteomielite que evolui por meses ou anos, acompanha-se de destruição e rec...

O que é osteomielite?

A) Osteomielite purulenta crônica é uma forma de osteomielite que evolui por meses ou anos, acompanha-se de destruição e reconstituição contínua do tecido ósseo e sofre deformidade progressiva. Há fibrose medular mais acentuada e hiperostose. Podem surgir fístulas e abscessos, indicando agudização do processo.
B) Abscesso de Brodie é uma forma evolutiva abortada de osteomielite aguda provocada por microrganismos de baixa virulência e restrita a pequena área da medular. O abscesso expande-se lentamente e é envolvido por cápsula fibrosa e hiperostose periférica, impedindo a drenagem do pus. Radiograficamente, é lesão lítica circunscrita, às vezes com esclerose periférica, impondo diagnóstico diferencial com outras lesões benignas e malignas (cisto simples, osteoma osteoide, tumor de células gigantes, condroblastoma e sarcoma de Ewing).
C) Osteomielite esclerosante de Garré resulta de osteomielite de baixa gravidade e longa duração, caracterizada por intensa reação osteogênica subperióstica e na cavidade medular, com imagem radiográfica de grande densidade. A lesão é frequente na mandíbula. O quadro histológico pode ser de difícil interpretação, sendo representado por densa formação óssea e escasso infiltrado inflamatório.
D) Hiperostose cortical infantil (doença de Caffey) é uma periostite da mandíbula e de ossos longos, dolorosa, transitória e de regressão espontânea que acomete crianças nos 3 primeiros meses de vida. A etiologia é desconhecida. Admite-se resultar de infecção intrauterina, possivelmente viral.
E) Osteomielite vertebral (também denominada osteomielite espinhal, espondilodiscite, discite séptica ou infecção do espaço discal) pode ser aguda, subaguda ou crônica. É mais frequente em indivíduos idosos, muitas vezes com outras enfermidades, como diabetes, doença coronariana, distúrbios da imunidade, câncer ou insuficiência renal dialítica. A via de infecção mais comum é a sanguínea e, em muitos casos, um foco primário de infecção é detectado em outro órgão. A hemocultura pode ser positiva; quando negativa, podem ser indicadas biópsia e cultura da amostra.

Essa pergunta também está no material:

APG -03

Medicina Colegio ImpactoColegio Impacto

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Osteomielite é uma infecção óssea que pode ser aguda ou crônica. Ela pode ser causada por bactérias, fungos ou outros microrganismos. Os sintomas incluem dor óssea, inchaço, vermelhidão e febre. O tratamento geralmente envolve antibióticos e, em alguns casos, cirurgia para remover tecido infectado. A alternativa correta é a letra A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais