Buscar

Sobre as bases genéticas do câncer, podemos afirmar que (verdadeiro ou falso): a. [ ] O câncer pode ser entendido como uma doença genética de célu...

Sobre as bases genéticas do câncer, podemos afirmar que (verdadeiro ou falso):
a. [ ] O câncer pode ser entendido como uma doença genética de células somáticas, a qual se caracteriza pela proliferação celular descontrolada e perda da diferenciação celular.
b. [ ] Mutações em genes reguladores do ciclo celular associados ao câncer são sempre recessivas.
c. [ ] Proto-oncogenes são genes que, em sua função normal, estimulam o controle do ciclo celular e a proliferação. Quando mutados, esses genes estimulam a divisão celular de modo contínuo.
d. [ ] O termo ‘genes supressores de tumor’ se refere apenas a genes que são ativados quando a célula perde o controle de sua capacidade de divisão, desencadeando a apoptose.
e. [ ] Genes envolvidos nas vias de reparo de dano ao DNA, quando mutados, tornam a célula mais propensa à neoplasia, dado que possíveis alterações em genes que controlam os processos de divisão e diferenciação celular não serão reparadas.
f. [ ] Mutações em genes supressores de tumor são normalmente de perda de função e recessivas, enquanto mutações em proto-oncogenes são normalmente de ganho de função e dominantes.

Essa pergunta também está no material:

Atividades P2 respondidas
11 pág.

Genética I Universidade Federal de PelotasUniversidade Federal de Pelotas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a. [X] O câncer pode ser entendido como uma doença genética de células somáticas, a qual se caracteriza pela proliferação celular descontrolada e perda da diferenciação celular. b. [ ] Mutações em genes reguladores do ciclo celular associados ao câncer são sempre recessivas. c. [X] Proto-oncogenes são genes que, em sua função normal, estimulam o controle do ciclo celular e a proliferação. Quando mutados, esses genes estimulam a divisão celular de modo contínuo. d. [ ] O termo ‘genes supressores de tumor’ se refere apenas a genes que são ativados quando a célula perde o controle de sua capacidade de divisão, desencadeando a apoptose. e. [X] Genes envolvidos nas vias de reparo de dano ao DNA, quando mutados, tornam a célula mais propensa à neoplasia, dado que possíveis alterações em genes que controlam os processos de divisão e diferenciação celular não serão reparadas. f. [X] Mutações em genes supressores de tumor são normalmente de perda de função e recessivas, enquanto mutações em proto-oncogenes são normalmente de ganho de função e dominantes.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais