Buscar

Paciente de 60 anos, com DPOC diagnosticado há 10 anos, foi internado na enfermaria da clínica médica há 5 dias para tratamento de pneumonia lobar ...

Paciente de 60 anos, com DPOC diagnosticado há 10 anos, foi internado na enfermaria da clínica médica há 5 dias para tratamento de pneumonia lobar com antibioticoterapia especí ca e medidas clínicas gerais. Contudo, evoluiu com piora do estado geral e do padrão respiratório nas últimas 12h. Você é membro da equipe da cirurgia geral e foi acionado para apoio e definição de conduta após imagem radiológica realizada em caráter de urgência:
A Sua indicação foi drenagem pleural fechada sob selo d`água, em virtude de o quadro clínico exigir tratamento cirúrgico mais invasivo.
B Você sugeriu iniciar o tratamento do derrame pleural realizando toracocentese para coleta de material e alívio respiratório.
C Você contraindicou qualquer procedimento cirúrgico nesta fase do atendimento, sugerindo apenas troca do esquema antibiótico vigente.
D As alterações radiológicas identificadas estavam compatíveis com a doença de base, você sugeriu intensificação da fisioterapia respiratória e manteve o tratamento atual.

Essa pergunta também está no material:

Derrame Pleural
175 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando o quadro clínico apresentado, a alternativa correta é a letra A: "Sua indicação foi drenagem pleural fechada sob selo d`água, em virtude de o quadro clínico exigir tratamento cirúrgico mais invasivo." A piora do estado geral e do padrão respiratório do paciente, associado às alterações radiológicas, sugerem a presença de um derrame pleural complicado, que pode evoluir para um empiema, uma complicação grave que pode levar à sepse. Nesse caso, a drenagem pleural fechada sob selo d'água é uma medida invasiva necessária para o tratamento adequado do paciente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais