Buscar

Homem de 40 anos, apresentava palpitações, intolerância ao calor, perda de peso (5 kg em dois meses). Sua avaliação laboratorial inicial mostrava T...

Homem de 40 anos, apresentava palpitações, intolerância ao calor, perda de peso (5 kg em dois meses). Sua avaliação laboratorial inicial mostrava T4 livre 3,2 ng/dL (Valor Referência 0,6-1,4) e TSH < 0,01 mIU/L. Há dois meses, foi prescrito, em outro serviço, metimazol 20 mg/dia.
Atualmente apresenta-se normotenso, frequência cardíaca de 60 bpm. Refere fadiga e dor muscular ocasionalmente. Ao exame clínico, apresenta glândula tireoidiana palpável, com superfície pouco irregular e cerca de duas vezes aumentada, sem tremores de extremidades. Sua dosagem atual de TSH é < 0,01 mUI/L e de T4 livre é 0,68 ng/dL.
Qual a melhor conduta terapêutica?
A Trocar para propiltiouracil.
B Reduzir dose do metimazol.
C Tiroeoidectomia parcial.
D Radioiodoterapia.

Essa pergunta também está no material:

Tireóide 1
254 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O paciente apresenta hipertireoidismo, que é confirmado pelos níveis elevados de T4 livre e TSH suprimido. A presença de glândula tireoidiana palpável sugere doença de Graves. A melhor conduta terapêutica depende da gravidade do quadro clínico e da preferência do paciente. As opções de tratamento incluem: A) Trocar para propiltiouracil: é uma opção de tratamento para hipertireoidismo, mas não é a melhor escolha neste caso, pois o paciente já está em tratamento com metimazol e apresenta sintomas leves. B) Reduzir dose do metimazol: pode ser uma opção se o paciente apresentar efeitos colaterais do metimazol, mas não é a melhor escolha neste caso, pois o paciente já está em tratamento com metimazol e apresenta sintomas leves. C) Tireoidectomia parcial: é uma opção de tratamento para hipertireoidismo, mas não é a melhor escolha neste caso, pois o paciente apresenta sintomas leves e a cirurgia pode ter complicações. D) Radioiodoterapia: é a melhor opção de tratamento para hipertireoidismo em pacientes com doença de Graves, pois é eficaz e seguro. O paciente deve ser informado sobre os riscos e benefícios do tratamento e tomar uma decisão informada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais