Buscar

Questão 89 Tireotoxicose induzida pela amiodarona Mulher, 86 anos, chega ao seu consultório de Clínica Geral com queixa de queda de cabelo e perda ...

Questão 89 Tireotoxicose induzida pela amiodarona
Mulher, 86 anos, chega ao seu consultório de Clínica Geral com queixa de queda de cabelo e perda de peso. Há 5 meses, antes de realizar um cateterismo cardíaco, apresentou palpitação sendo medicada com amiodarona 200 mg/dia com normalização do quadro. Exames atuais mostram TSH 0,01 mUI/L (VR 0,4 a 4,0) e T4 livre 2,2 ng/dL (VR 0,8 a 1,9), US de tireoide com doppler mostrou ausência de vascularização e cintilografia de tireoide mostrou captação 0%. Quanto ao diagnóstico e à condução do caso, assinale a alternativa CORRETA:
A A paciente tem doença de Graves e deve realizar tratamento definitivo com radioiodoterapia ou tireoidectomia de imediato.
B O quadro de tireotoxicose apresentado evoluirá para normalização espontânea cerca de 7 dias após a suspensão da droga e não existe indicação de intervenção medicamentosa.
C A paciente deve iniciar droga antitireoidiana, uma vez que desenvolveu uma tireotoxicose.
D A paciente deve ser medicada com corticosteroide oral, porque o diagnóstico mais provável é uma tireotoxicose induzida pela amiodarona.
E A dosagem de iodo urinário é método fácil e barato, e deve ser usado para monitorar o decaimento dos níveis da amiodarona circulante, além das dosagens a cada 4 a 6 semanas do TSH.

Essa pergunta também está no material:

Tireóide 1
254 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: O quadro de tireotoxicose apresentado evoluirá para normalização espontânea cerca de 7 dias após a suspensão da droga e não existe indicação de intervenção medicamentosa. A tireotoxicose induzida pela amiodarona é uma complicação comum em pacientes que fazem uso dessa medicação. A suspensão da droga é suficiente para a normalização do quadro em cerca de 7 dias, sem a necessidade de intervenção medicamentosa. A dosagem de iodo urinário não é um método eficaz para monitorar o decaimento dos níveis da amiodarona circulante.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais