Buscar

Paciente do sexo masculino, 40 anos, dá entrada no pronto atendimento com quadro de dor tipo cólica, de início súbito, bastante intensa, que inicio...

Paciente do sexo masculino, 40 anos, dá entrada no pronto atendimento com quadro de dor tipo cólica, de início súbito, bastante intensa, que iniciou em região lombar alta à direita e irradiou para FD e hemibolsa escrotal direita, com evolução de 4hs. Refere vômitos. Nega febre e diarreia. Ao exame físico, o paciente se apresenta ansioso, inquieto na maca, com facies de dor, taquicárdico, sudoreico e normotenso. Seu abdome é bastante doloroso à palpação profunda em Flanco Direito e Fossa Ilíaca Direita, sem sinais de irritação peritoneal. Leucograma: 9.000. EAS: incontáveis hemácias e piócitos/campo.
A identificação de complicações infecciosas, insuficiência renal ou complicações obstrutivas urinárias, indicam internação hospitalar e possível tratamento cirúrgico/endoscópico.
O uso de anti-inflamatórios não esteroidais como o Diclofenaco® e a morfina são drogas frequentemente usadas no tratamento inicial nestes casos.
Na ausência de complicações, o uso da Tansulosina e da Nifedipina podem evitar a necessidade do tratamento cirúrgico para o caso acima.
Já que a urografia excretora com contraste venoso apresenta a maior sensibilidade e especificidade no diagnóstico etiológico e de complicações para estes casos, esta é preferencialmente o exame de imagem indicado para avaliação inicial e decisão terapêutica.

Essa pergunta também está no material:

Nefrolitíase
99 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O paciente apresenta um quadro de dor tipo cólica, de início súbito, bastante intensa, que iniciou em região lombar alta à direita e irradiou para FD e hemibolsa escrotal direita, com evolução de 4hs. Refere vômitos. Ao exame físico, o paciente se apresenta ansioso, inquieto na maca, com facies de dor, taquicárdico, sudoreico e normotenso. Seu abdome é bastante doloroso à palpação profunda em Flanco Direito e Fossa Ilíaca Direita, sem sinais de irritação peritoneal. Leucograma: 9.000. EAS: incontáveis hemácias e piócitos/campo. Diante desse quadro, é possível que o paciente esteja apresentando uma cólica renal, que é uma dor intensa que ocorre quando há obstrução do fluxo urinário, geralmente causada por cálculos renais. O tratamento inicial pode incluir o uso de anti-inflamatórios não esteroidais como o Diclofenaco® e a morfina para alívio da dor. Caso não haja complicações, a Tansulosina e a Nifedipina podem ser utilizadas para evitar a necessidade de tratamento cirúrgico. A urografia excretora com contraste venoso é o exame de imagem indicado para avaliação inicial e decisão terapêutica. No entanto, é importante que o paciente seja avaliado por um médico para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais