Buscar

Conforme a doutrina e jurisprudência atual existe diferença entre efetivação da tutela cautelar e execução da tutela cautelar? Explique.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, existe diferença entre a efetivação da tutela cautelar e a execução da tutela cautelar. A efetivação da tutela cautelar ocorre quando o juiz concede uma medida cautelar, que é uma decisão provisória que visa garantir a efetividade do processo principal. Essa medida pode ser uma liminar, que é concedida antes do julgamento do mérito, ou uma antecipação de tutela, que é concedida durante o processo. Já a execução da tutela cautelar ocorre quando a medida cautelar concedida pelo juiz é descumprida pela parte contrária. Nesse caso, a parte que obteve a medida cautelar pode requerer a sua execução, a fim de que a decisão seja cumprida. É importante destacar que a efetivação da tutela cautelar não se confunde com a execução da tutela definitiva, que é a decisão final do processo. A execução da tutela definitiva ocorre quando a parte vencedora do processo requer o cumprimento da decisão judicial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais