Buscar

O Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) foi criado através da Lei nº 9.514, com o objetivo de suprir um mercado de financiamentos que não era ...

O Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) foi criado através da Lei nº 9.514, com o objetivo de suprir um mercado de financiamentos que não era atendido pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação), por não se enquadrar dentro dos seus regulamentos. Com isso, foram ampliadas as possibilidades de se obter crédito imobiliário. Dentre as afirmativas abaixo, assinale (V) para verdadeiro e F para falso:

(  ) A hipoteca é muito utilizada como garantia devido a sua execução ser por meio dos instrumentos judiciais. Com isso, traz muita segurança e confiabilidade ao financiador do imóvel.

(  ) A alienação fiduciária tem sua execução realizada por meio dos instrumentos extrajudiciais, por isso é a garantia mais utilizada para se realizar um financiamento pelo SFI.

(  ) A alienação fiduciária oferece um alto risco de perda do imóvel devido à possibilidade de recuperação do imóvel ser em até 90 dias da data da inadimplência.

(  ) Apesar dos riscos apresentados pela alienação fiduciária para quem a utiliza como forma de garantia, seu tempo relativamente baixo para execução traz equilíbrio às operações de financiamento imobiliário; logo, acontece como consequência o aumento de oferta de recursos e com isso, a redução do custo do recurso quanto ao preço do imóvel. Assim, beneficia o consumidor em contraponto à rigidez dessa forma de garantia.

A sequência correta para a resposta da questão é:

Parte superior do formulário

Alternativas


Alternativa 1:

F, V, V, V.


Alternativa 2:

F, V, F, F.


Alternativa 3:

V, F, F, F.


Alternativa 4:

V, V, V, F.


Alternativa 5:

F, F, V, V.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a Alternativa 3: V, F, F, F. Justificativa: - A hipoteca é uma das garantias utilizadas no SFI, mas não é a mais utilizada. A afirmativa é falsa. - A alienação fiduciária é a garantia mais utilizada no SFI, e sua execução é realizada por meio dos instrumentos extrajudiciais. A afirmativa é verdadeira. - A alienação fiduciária oferece um baixo risco de perda do imóvel, pois a recuperação do imóvel pode ser feita em até 30 dias após a inadimplência. A afirmativa é falsa. - A utilização da alienação fiduciária traz equilíbrio às operações de financiamento imobiliário, aumentando a oferta de recursos e reduzindo o custo do recurso quanto ao preço do imóvel. Isso beneficia o consumidor em contraponto à rigidez dessa forma de garantia. A afirmativa é falsa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais