Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação da Disciplina - DIREITO IMOBILIÁRIO

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A questão versa sobre os deveres dos condôminos nas regras relativas ao condomínio edilício. Exige conhecimento das regras legais e da jurisprudência. Assinale a alternativa correta:
O condômino tem o dever de pagar as despesas do condomínio, mas o pagamento de seguro será facultativo.
Por posição majoritária de jurisprudência, a convenção de condomínio pode impedir os condôminos de ter animais no prédio, ou, no prédio que permitia, exigir que se desfaçam deles, por votação em maioria na assembleia, independente de ficar comprovado que os animais perturbam demasiadamente ou agridem normas ambientais e de saúde.
O condômino proprietário do imóvel sempre terá o direito ao voto nas assembleias, independente de estar quite com os pagamentos, pelo que dispõe o Código Civil.
O valor cobrado de cada condômino a título de despesas condominiais pode ultrapassar o correspondente a sua fração ideal, se assim for determinado em assembleia.
A O condômino tem o dever de pagar as despesas do condomínio, mas o pagamento de seguro será facultativo.
B Por posição majoritária de jurisprudência, a convenção de condomínio pode impedir os condôminos de ter animais no prédio, ou, no prédio que permitia, exigir que se desfaçam deles, por votação em maioria na assembleia, independente de ficar comprovado que os animais perturbam demasiadamente ou agridem normas ambientais e de saúde.
C O condômino proprietário do imóvel sempre terá o direito ao voto nas assembleias, independente de estar quite com os pagamentos, pelo que dispõe o Código Civil.
D O valor cobrado de cada condômino a título de despesas condominiais pode ultrapassar o correspondente a sua fração ideal, se assim for determinado em assembleia.

Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso:
( )Há na legislação brasileira a possibilidade de perda da propriedade privada por presunção absoluta de abandono daquele que, além de não estar na posse do bem, deixa de pagar os tributos (ex.: IPTU), podendo o mesmo ser arrecadado pelo Estado no prazo de três anos após o abandono como bem vago.
( ) Na hipótese de presunção absoluta de abandono, no caso referido na assertiva I, o CCB prevê que o Estado pague uma indenização para o proprietário que perde a propriedade.
( ) Na hipótese de presunção absoluta de abandono, no caso referido na assertiva I, o CCB não prevê pagamento de indenização para o proprietário que perde a propriedade, sendo pacífico na doutrina que tal perda é devida não imputando obrigação monetária ao Estado.
( ) Na hipótese de presunção absoluta de abandono, no caso referido na assertiva I, há discussões sobre tal apropriação do bem por parte do Estado, nos moldes previstos na lei, havendo quem entenda que é cabível por agredir a função social da propriedade e quem entenda não ser cabível, por violar princípios constitucionais e o direito à indenização.
A V, F, V, F
B V, V, V, F
C V, F, F, V
D F, V, F, V

Questão sobre o condomínio edilício, mais especificamente sobre o síndico, o seguro contrafogo, as associações de moradores e a extinção do condomínio. Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso:
( ) No condomínio edilício, a assembleia escolherá o síndico, que será o administrador do condomínio, que terá mandato de no máximo dois anos, admitindo renovação mediante deliberação.
( ) Às associações de moradores aplicam-se as mesmas regras do condomínio edilício.
( ) O seguro contrafogo é, pela lei, obrigatório nas edificações.
( ) Se a edificação for total ou consideravelmente destruída, ou ameace ruína, os condôminos deliberarão em assembleia sobre a reconstrução, ou venda, por votos que representem metade mais uma das frações ideais.
A F,V,F,V
B V,F,F,V
C V,F,V,V
D F,V,V,F

Questão sobre o contrato de dação em pagamento, enquanto forma de translação de domínio da propriedade imobiliária, e figura jurídica situada no direito obrigacional enquanto uma das formas indiretas de pagamento e/ou extinção das obrigações. Exige conhecimento das regras legais do CCB de 2002 para compreensão de seus efeitos jurídicos e diferenças das demais espécies contratuais estudadas no Capítulo 1, e que são formas de transmissão de propriedade imobiliária, portanto temas caros ao Direito Imobiliário. Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso:
( ) A dação em pagamento é a faculdade dada ao credor de determinada obrigação em receber prestação diversa da que foi convencionada, modificando-se a forma de cumprir a obrigação e transferindo-se a propriedade do bem objeto de dação entre as partes.
( ) Se a dação consistir em entrega de cheques ou nota promissória, no lugar do pagamento em dinheiro, configurada estará a cessão de crédito, aplicando as regras correlatas a esse instituto, dos art. 282 e seguintes do CCB, devendo a mesma ser registrada no Cartório de Títulos e Documentos, para ter eficácia contra terceiros.
( ) Dação pro soluto é a substituição do objeto do contrato por outro diferente, com o objetivo de extinção da dívida e quitação. Já a dação pro solvendo seria a assunção de uma nova obrigação que funcionaria como garantidora da obrigação primitiva, sem ocorrer imediatamente extinção da dívida.
( ) No caso de evicção do bem imóvel dado em dação, pelo fato de quem o recebeu desconhecer (não ter acesso ou ciência justificada) os problemas que recaiam sobre o mesmo e vir a perdê-lo posteriormente à celebração da dação por decisão administrativa ou judicial, restabelece a obrigação anterior, ficando sem efeito a dação em pagamento, para proteger o terceiro adquirente de boa-fé.
A V, V, V, V
B V, V, V, F
C V, F, V, F
D F, V, F, V

Questão sobre o tema da usucapião constitucional ou especial e seus requisitos para aquisição da propriedade por meio deste procedimento, e por parte daquele que detém a posse do bem e objetiva figurar como usucapiente. Assinale a alternativa correta:
A usucapião especial urbana tem como requisitos: área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
A usucapião administrativa, para ser utilizada, depende unicamente da opção do usucapiente por este procedimento, e não o judicial, já que a lei não exige requisitos para sua utilização.
A usucapião especial rural tem como requisitos para a aquisição da propriedade por meio deste procedimento: o prazo de cinco anos de posse contínua.
A A usucapião especial urbana tem como requisitos: área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
B A usucapião administrativa, para ser utilizada, depende unicamente da opção do usucapiente por este procedimento, e não o judicial, já que a lei não exige requisitos para sua utilização.
C A usucapião especial rural tem como requisitos para a aquisição da propriedade por meio deste procedimento: o prazo de cinco anos de posse contínua.

A questão versa sobre o contrato de doação como forma de translação do domínio de determinado bem, mais especificamente sobre as hipóteses de revogação da doação. Analise os itens I, II, III e IV: I Pode ser revogada a doação de um bem imóvel por ingratidão do donatário, apenas nas hipóteses elencadas na lei ou por inexecução do encargo no prazo em que deva ser cumprido. II A injuria ou calúnia cometida pelo donatário contra o doador não é causa de ingratidão, apenas a tentativa de homicídio ou o crime de lesões corporais graves, cometido pelo primeiro contra o segundo. III A revogação da doação por ingratidão deverá ser pleiteada dentro de um ano, a contar de quando chegue ao conhecimento do doador o fato que a autorizar, e de ter sido o donatário o seu autor. IV Revogação da doação por ingratidão ocorre nas hipóteses em que o donatário agride diretamente o doador, não tendo cabimento se a agressão foi contra a família deste. Assinale a alternativa correta:
I Pode ser revogada a doação de um bem imóvel por ingratidão do donatário, apenas nas hipóteses elencadas na lei ou por inexecução do encargo no prazo em que deva ser cumprido.
II A injuria ou calúnia cometida pelo donatário contra o doador não é causa de ingratidão, apenas a tentativa de homicídio ou o crime de lesões corporais graves, cometido pelo primeiro contra o segundo.
III A revogação da doação por ingratidão deverá ser pleiteada dentro de um ano, a contar de quando chegue ao conhecimento do doador o fato que a autorizar, e de ter sido o donatário o seu autor.
IV Revogação da doação por ingratidão ocorre nas hipóteses em que o donatário agride diretamente o doador, não tendo cabimento se a agressão foi contra a família deste.
A III e IV estão corretas.
B I, II, e IV estão corretas.
C I e III estão corretas.
D I, II, III e IV estão corretas.

Questão sobre o condomínio e as regras jurídicas aplicáveis ao tema, envolvendo as espécies de condomínio e os direitos e deveres previstos pelo CCB de 2002 entre condôminos, definindo o que pode ser realizado, o que deve ser realizado, a exemplo do pagamento de despesas e as limitações ao direito de uso da área comum. Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso: ( ) Situações de construção ou ocupação de área comum sem autorização dos outros condôminos caracterizam esbulho, comportando, portanto, ação possessória – no caso infra, a reintegração de posse – por configurar violação de dever do condômino, que desvia a coisa do seu o uso adequado. ( ) As obrigações de pagamento de despesas condominiais são obrigações propter rem, o que significa dizer que no caso de inadimplemento podem recair sobre qualquer novo proprietário (mesmo que a dívida seja anterior à aquisição da propriedade) e podem levar o imóvel à execução, não tendo proteção pela lei de impenhorabilidade do bem de família. ( ) Não há a possibilidade legal de um condômino renunciar a sua parte ideal para não pagar as despesas de condomínio. ( ) Determinado condomínio edilício tem uma vaga de garagem que pela convenção não é destinada ao uso dos condôminos – pois a convenção determina isso expressamente –, mas muitos condôminos a utilizam, durante anos, para ocupação de vaga de visitas, sem que o condomínio lhes chame atenção. É correto afirmar que o comportamento dos condôminos pode mudar a regra da convenção pela incidência da supressio para o condomínio e surrectio para o condômino (extensivo aos demais). Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
( ) Situações de construção ou ocupação de área comum sem autorização dos outros condôminos caracterizam esbulho, comportando, portanto, ação possessória – no caso infra, a reintegração de posse – por configurar violação de dever do condômino, que desvia a coisa do seu o uso adequado.
( ) As obrigações de pagamento de despesas condominiais são obrigações propter rem, o que significa dizer que no caso de inadimplemento podem recair sobre qualquer novo proprietário (mesmo que a dívida seja anterior à aquisição da propriedade) e podem levar o imóvel à execução, não tendo proteção pela lei de impenhorabilidade do bem de família.
( ) Não há a possibilidade legal de um condômino renunciar a sua parte ideal para não pagar as despesas de condomínio.
( ) Determinado condomínio edilício tem uma vaga de garagem que pela convenção não é destinada ao uso dos condôminos – pois a convenção determina isso expressamente –, mas muitos condôminos a utilizam, durante anos, para ocupação de vaga de visitas, sem que o condomínio lhes chame atenção. É correto afirmar que o comportamento dos condôminos pode mudar a regra da convenção pela incidência da supressio para o condomínio e surrectio para o condômino (extensivo aos demais).
A F,V,V,F
B V,V,F,V
C V,F,F,F
D V,F,V,V

A questão diz respeito ao tema da usucapião especial urbana coletiva, a usucapião familiar e os direitos indígenas relacionados ao tema: Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso: ( ) A usucapião especial urbana coletiva não era prevista no CCB, e foi regulada na Lei 10.257 de 2001, que visa regularizar áreas de favelas ou de aglomerados residenciais sem condições de regularização do domínio, onde não é possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor. ( ) São requisitos para a aquisição da propriedade por usucapião especial urbana coletiva: Os núcleos urbanos informais existentes sem oposição há mais de cinco anos e cuja área total dividida pelo número de possuidores seja inferior a duzentos e cinquenta metros quadrados por possuidor são suscetíveis de serem usucapidos coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural. ( ) Apenas o índio integrado à sociedade e à comunhão nacional (falar língua portuguesa, ter capacidade civil e entender dos costumes da nação) tem o direito de usucapir bem imóvel. ( ) Diz respeito à usucapião familiar a seguinte regra e requisitos: aquele que exercer por dois anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano próprio de até 250 metros quadrados, cuja propriedade dividia com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, terá adquirido o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
( ) A usucapião especial urbana coletiva não era prevista no CCB, e foi regulada na Lei 10.257 de 2001, que visa regularizar áreas de favelas ou de aglomerados residenciais sem condições de regularização do domínio, onde não é possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor.
( ) São requisitos para a aquisição da propriedade por usucapião especial urbana coletiva: Os núcleos urbanos informais existentes sem oposição há mais de cinco anos e cuja área total dividida pelo número de possuidores seja inferior a duzentos e cinquenta metros quadrados por possuidor são suscetíveis de serem usucapidos coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural.
( ) Apenas o índio integrado à sociedade e à comunhão nacional (falar língua portuguesa, ter capacidade civil e entender dos costumes da nação) tem o direito de usucapir bem imóvel.
( ) Diz respeito à usucapião familiar a seguinte regra e requisitos: aquele que exercer por dois anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano próprio de até 250 metros quadrados, cuja propriedade dividia com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, terá adquirido o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural
A V,F,V,F
B V,V,F,V
C F,F,F,V
D V,V,V,F

A questão versa sobre a matéria da desapropriação de bem particular por parte do Estado, e situa-se na temática das formas de perda da propriedade e traz, especificamente, a análise sobre a competência para o trâmite de tal procedimento, os documentos que atestam a transferência da propriedade, as consequências do chamado desvio de finalidade do bem desapropriado e prazo para que o Estado exerça seu direito de desapropriação. Analise os itens I, II, III e IV: I Para que ocorra a transferência da propriedade ao Estado, deve-se, ao final do procedimento de desapropriação, lavrar escritura pública para o imóvel e consequente registro imobiliário tramitando a ação no foro da situação do bem, exceto se houver interesse da União, sendo neste caso de competência da Justiça Federal. II Se o bem for desapropriado para um fim e houver desvio de finalidade posterior caberá direito de retrocessão em prol do titular particular, com prazo para ação judicial em 10 anos a contar do nascimento do direito, ou seja, quando o poder público não der a destinação social ao bem desapropriado. III O prazo para o Estado ingressar com ação que visa declarar que o bem será desapropriado pelos motivos legais autorizadores é o prazo único de dois anos, independente do motivo da desapropriação. IV A competência para a desapropriação por interesse público é das entidades públicas (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), não podendo o Estado transferir a terceiros a competência para o ingresso com a medida. Assinale a alternativa correta:
I Para que ocorra a transferência da propriedade ao Estado, deve-se, ao final do procedimento de desapropriação, lavrar escritura pública para o imóvel e consequente registro imobiliário tramitando a ação no foro da situação do bem, exceto se houver interesse da União, sendo neste caso de competência da Justiça Federal.
II Se o bem for desapropriado para um fim e houver desvio de finalidade posterior caberá direito de retrocessão em prol do titular particular, com prazo para ação judicial em 10 anos a contar do nascimento do direito, ou seja, quando o poder público não der a destinação social ao bem desapropriado.
III O prazo para o Estado ingressar com ação que visa declarar que o bem será desapropriado pelos motivos legais autorizadores é o prazo único de dois anos, independente do motivo da desapropriação.
IV A competência para a desapropriação por interesse público é das entidades públicas (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), não podendo o Estado transferir a terceiros a competência para o ingresso com a medida.
A I e II estão corretas.
B I e III estão corretas.
C I, II, III, IV estão corretas.
D II e IV estão corretas.

A questão diz respeito ao tema do sistema registral imobiliário brasileiro, e as exigências legais sobre as anotações do documento de titularidade sobre um imóvel, ou seja: a matrícula, elementos e requisitos previstos pela lei que devem estar presentes naquele documento (tanto para constituir como para desconstituir direitos – inserindo ou alterando informações–, mediante nova anotação) visando a segurança dos atos jurídicos e conhecimento por terceiros pela publicização da situação patrimonial do imóvel. Enunciado Assinale a alternativa correta sobre o tema proposto:
Na matrícula do imóvel informações anteriores, como uma alienação fiduciária e anotações sobre a qualificação do antigo proprietário, são mantidas, mesmo diante da transferência da titularidade do imóvel, em virtude do princípio da continuidade.
A compra e venda de uma casa que possui matrícula apenas com a indicação do terreno, mas não da construção, é título hábil e regular para buscar o registro de transferência de propriedade para o novo titular.
Não é necessário que conste na matrícula a natureza da transmissão da propriedade imobiliária, se ocorreu em virtude de dação, doação ou compra e venda, por exemplo.
Os bens imóveis se transferem pelo registro (matrícula), os móveis pela entrega. É posição de jurisprudência que os veículos são exceção a essa regra, já que só se transferem pelo registro no DETRAN.
A Na matrícula do imóvel informações anteriores, como uma alienação fiduciária e anotações sobre a qualificação do antigo proprietário, são mantidas, mesmo diante da transferência da titularidade do imóvel, em virtude do princípio da continuidade.
B A compra e venda de uma casa que possui matrícula apenas com a indicação do terreno, mas não da construção, é título hábil e regular para buscar o registro de transferência de propriedade para o novo titular.
C Não é necessário que conste na matrícula a natureza da transmissão da propriedade imobiliária, se ocorreu em virtude de dação, doação ou compra e venda, por exemplo.
D Os bens imóveis se transferem pelo registro (matrícula), os móveis pela entrega. É posição de jurisprudência que os veículos são exceção a essa regra, já que só se transferem pelo registro no DETRAN.

A questão versa sobre a matéria de condomínio, e envolve conhecimento das regras legais e de jurisprudência. Assinale a alternativa correta:
O direito de preferência do(s) condômino(s) de comprar o bem que o outro está disponibilizando para alienação, por posição jurisprudencial majoritária, só existe se a venda for efetuada a um terceiro, ou seja, não se aplica a regra do direito de preferência do art. 504, CCB, se o bem for oferecido à venda para outro condômino, pois aí não há violação a esse direito.
O administrador do condomínio não poderá ser estranho a esse e será escolhido pela maioria, em assembleia.
A administração do condomínio pela figura do síndico é realizada por um dos condôminos, obrigatoriamente, proibindo a lei, que possa ser nomeado síndico, pessoa que não é condômina.
Aquele que administra o condomínio sem oposição dos outros, embora não seja regularmente constituído para tal atividade, não pode ser considerado administrador, e tais atos são ilegais e inválidos.
A O direito de preferência do(s) condômino(s) de comprar o bem que o outro está disponibilizando para alienação, por posição jurisprudencial majoritária, só existe se a venda for efetuada a um terceiro, ou seja, não se aplica a regra do direito de preferência do art. 504, CCB, se o bem for oferecido à venda para outro condômino, pois aí não há violação a esse direito.
B O administrador do condomínio não poderá ser estranho a esse e será escolhido pela maioria, em assembleia.
C A administração do condomínio pela figura do síndico é realizada por um dos condôminos, obrigatoriamente, proibindo a lei, que possa ser nomeado síndico, pessoa que não é condômina.
D Aquele que administra o condomínio sem oposição dos outros, embora não seja regularmente constituído para tal atividade, não pode ser considerado administrador, e tais atos são ilegais e inválidos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A questão versa sobre os deveres dos condôminos nas regras relativas ao condomínio edilício. Exige conhecimento das regras legais e da jurisprudência. Assinale a alternativa correta:
O condômino tem o dever de pagar as despesas do condomínio, mas o pagamento de seguro será facultativo.
Por posição majoritária de jurisprudência, a convenção de condomínio pode impedir os condôminos de ter animais no prédio, ou, no prédio que permitia, exigir que se desfaçam deles, por votação em maioria na assembleia, independente de ficar comprovado que os animais perturbam demasiadamente ou agridem normas ambientais e de saúde.
O condômino proprietário do imóvel sempre terá o direito ao voto nas assembleias, independente de estar quite com os pagamentos, pelo que dispõe o Código Civil.
O valor cobrado de cada condômino a título de despesas condominiais pode ultrapassar o correspondente a sua fração ideal, se assim for determinado em assembleia.
A O condômino tem o dever de pagar as despesas do condomínio, mas o pagamento de seguro será facultativo.
B Por posição majoritária de jurisprudência, a convenção de condomínio pode impedir os condôminos de ter animais no prédio, ou, no prédio que permitia, exigir que se desfaçam deles, por votação em maioria na assembleia, independente de ficar comprovado que os animais perturbam demasiadamente ou agridem normas ambientais e de saúde.
C O condômino proprietário do imóvel sempre terá o direito ao voto nas assembleias, independente de estar quite com os pagamentos, pelo que dispõe o Código Civil.
D O valor cobrado de cada condômino a título de despesas condominiais pode ultrapassar o correspondente a sua fração ideal, se assim for determinado em assembleia.

Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso:
( )Há na legislação brasileira a possibilidade de perda da propriedade privada por presunção absoluta de abandono daquele que, além de não estar na posse do bem, deixa de pagar os tributos (ex.: IPTU), podendo o mesmo ser arrecadado pelo Estado no prazo de três anos após o abandono como bem vago.
( ) Na hipótese de presunção absoluta de abandono, no caso referido na assertiva I, o CCB prevê que o Estado pague uma indenização para o proprietário que perde a propriedade.
( ) Na hipótese de presunção absoluta de abandono, no caso referido na assertiva I, o CCB não prevê pagamento de indenização para o proprietário que perde a propriedade, sendo pacífico na doutrina que tal perda é devida não imputando obrigação monetária ao Estado.
( ) Na hipótese de presunção absoluta de abandono, no caso referido na assertiva I, há discussões sobre tal apropriação do bem por parte do Estado, nos moldes previstos na lei, havendo quem entenda que é cabível por agredir a função social da propriedade e quem entenda não ser cabível, por violar princípios constitucionais e o direito à indenização.
A V, F, V, F
B V, V, V, F
C V, F, F, V
D F, V, F, V

Questão sobre o condomínio edilício, mais especificamente sobre o síndico, o seguro contrafogo, as associações de moradores e a extinção do condomínio. Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso:
( ) No condomínio edilício, a assembleia escolherá o síndico, que será o administrador do condomínio, que terá mandato de no máximo dois anos, admitindo renovação mediante deliberação.
( ) Às associações de moradores aplicam-se as mesmas regras do condomínio edilício.
( ) O seguro contrafogo é, pela lei, obrigatório nas edificações.
( ) Se a edificação for total ou consideravelmente destruída, ou ameace ruína, os condôminos deliberarão em assembleia sobre a reconstrução, ou venda, por votos que representem metade mais uma das frações ideais.
A F,V,F,V
B V,F,F,V
C V,F,V,V
D F,V,V,F

Questão sobre o contrato de dação em pagamento, enquanto forma de translação de domínio da propriedade imobiliária, e figura jurídica situada no direito obrigacional enquanto uma das formas indiretas de pagamento e/ou extinção das obrigações. Exige conhecimento das regras legais do CCB de 2002 para compreensão de seus efeitos jurídicos e diferenças das demais espécies contratuais estudadas no Capítulo 1, e que são formas de transmissão de propriedade imobiliária, portanto temas caros ao Direito Imobiliário. Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso:
( ) A dação em pagamento é a faculdade dada ao credor de determinada obrigação em receber prestação diversa da que foi convencionada, modificando-se a forma de cumprir a obrigação e transferindo-se a propriedade do bem objeto de dação entre as partes.
( ) Se a dação consistir em entrega de cheques ou nota promissória, no lugar do pagamento em dinheiro, configurada estará a cessão de crédito, aplicando as regras correlatas a esse instituto, dos art. 282 e seguintes do CCB, devendo a mesma ser registrada no Cartório de Títulos e Documentos, para ter eficácia contra terceiros.
( ) Dação pro soluto é a substituição do objeto do contrato por outro diferente, com o objetivo de extinção da dívida e quitação. Já a dação pro solvendo seria a assunção de uma nova obrigação que funcionaria como garantidora da obrigação primitiva, sem ocorrer imediatamente extinção da dívida.
( ) No caso de evicção do bem imóvel dado em dação, pelo fato de quem o recebeu desconhecer (não ter acesso ou ciência justificada) os problemas que recaiam sobre o mesmo e vir a perdê-lo posteriormente à celebração da dação por decisão administrativa ou judicial, restabelece a obrigação anterior, ficando sem efeito a dação em pagamento, para proteger o terceiro adquirente de boa-fé.
A V, V, V, V
B V, V, V, F
C V, F, V, F
D F, V, F, V

Questão sobre o tema da usucapião constitucional ou especial e seus requisitos para aquisição da propriedade por meio deste procedimento, e por parte daquele que detém a posse do bem e objetiva figurar como usucapiente. Assinale a alternativa correta:
A usucapião especial urbana tem como requisitos: área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
A usucapião administrativa, para ser utilizada, depende unicamente da opção do usucapiente por este procedimento, e não o judicial, já que a lei não exige requisitos para sua utilização.
A usucapião especial rural tem como requisitos para a aquisição da propriedade por meio deste procedimento: o prazo de cinco anos de posse contínua.
A A usucapião especial urbana tem como requisitos: área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
B A usucapião administrativa, para ser utilizada, depende unicamente da opção do usucapiente por este procedimento, e não o judicial, já que a lei não exige requisitos para sua utilização.
C A usucapião especial rural tem como requisitos para a aquisição da propriedade por meio deste procedimento: o prazo de cinco anos de posse contínua.

A questão versa sobre o contrato de doação como forma de translação do domínio de determinado bem, mais especificamente sobre as hipóteses de revogação da doação. Analise os itens I, II, III e IV: I Pode ser revogada a doação de um bem imóvel por ingratidão do donatário, apenas nas hipóteses elencadas na lei ou por inexecução do encargo no prazo em que deva ser cumprido. II A injuria ou calúnia cometida pelo donatário contra o doador não é causa de ingratidão, apenas a tentativa de homicídio ou o crime de lesões corporais graves, cometido pelo primeiro contra o segundo. III A revogação da doação por ingratidão deverá ser pleiteada dentro de um ano, a contar de quando chegue ao conhecimento do doador o fato que a autorizar, e de ter sido o donatário o seu autor. IV Revogação da doação por ingratidão ocorre nas hipóteses em que o donatário agride diretamente o doador, não tendo cabimento se a agressão foi contra a família deste. Assinale a alternativa correta:
I Pode ser revogada a doação de um bem imóvel por ingratidão do donatário, apenas nas hipóteses elencadas na lei ou por inexecução do encargo no prazo em que deva ser cumprido.
II A injuria ou calúnia cometida pelo donatário contra o doador não é causa de ingratidão, apenas a tentativa de homicídio ou o crime de lesões corporais graves, cometido pelo primeiro contra o segundo.
III A revogação da doação por ingratidão deverá ser pleiteada dentro de um ano, a contar de quando chegue ao conhecimento do doador o fato que a autorizar, e de ter sido o donatário o seu autor.
IV Revogação da doação por ingratidão ocorre nas hipóteses em que o donatário agride diretamente o doador, não tendo cabimento se a agressão foi contra a família deste.
A III e IV estão corretas.
B I, II, e IV estão corretas.
C I e III estão corretas.
D I, II, III e IV estão corretas.

Questão sobre o condomínio e as regras jurídicas aplicáveis ao tema, envolvendo as espécies de condomínio e os direitos e deveres previstos pelo CCB de 2002 entre condôminos, definindo o que pode ser realizado, o que deve ser realizado, a exemplo do pagamento de despesas e as limitações ao direito de uso da área comum. Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso: ( ) Situações de construção ou ocupação de área comum sem autorização dos outros condôminos caracterizam esbulho, comportando, portanto, ação possessória – no caso infra, a reintegração de posse – por configurar violação de dever do condômino, que desvia a coisa do seu o uso adequado. ( ) As obrigações de pagamento de despesas condominiais são obrigações propter rem, o que significa dizer que no caso de inadimplemento podem recair sobre qualquer novo proprietário (mesmo que a dívida seja anterior à aquisição da propriedade) e podem levar o imóvel à execução, não tendo proteção pela lei de impenhorabilidade do bem de família. ( ) Não há a possibilidade legal de um condômino renunciar a sua parte ideal para não pagar as despesas de condomínio. ( ) Determinado condomínio edilício tem uma vaga de garagem que pela convenção não é destinada ao uso dos condôminos – pois a convenção determina isso expressamente –, mas muitos condôminos a utilizam, durante anos, para ocupação de vaga de visitas, sem que o condomínio lhes chame atenção. É correto afirmar que o comportamento dos condôminos pode mudar a regra da convenção pela incidência da supressio para o condomínio e surrectio para o condômino (extensivo aos demais). Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
( ) Situações de construção ou ocupação de área comum sem autorização dos outros condôminos caracterizam esbulho, comportando, portanto, ação possessória – no caso infra, a reintegração de posse – por configurar violação de dever do condômino, que desvia a coisa do seu o uso adequado.
( ) As obrigações de pagamento de despesas condominiais são obrigações propter rem, o que significa dizer que no caso de inadimplemento podem recair sobre qualquer novo proprietário (mesmo que a dívida seja anterior à aquisição da propriedade) e podem levar o imóvel à execução, não tendo proteção pela lei de impenhorabilidade do bem de família.
( ) Não há a possibilidade legal de um condômino renunciar a sua parte ideal para não pagar as despesas de condomínio.
( ) Determinado condomínio edilício tem uma vaga de garagem que pela convenção não é destinada ao uso dos condôminos – pois a convenção determina isso expressamente –, mas muitos condôminos a utilizam, durante anos, para ocupação de vaga de visitas, sem que o condomínio lhes chame atenção. É correto afirmar que o comportamento dos condôminos pode mudar a regra da convenção pela incidência da supressio para o condomínio e surrectio para o condômino (extensivo aos demais).
A F,V,V,F
B V,V,F,V
C V,F,F,F
D V,F,V,V

A questão diz respeito ao tema da usucapião especial urbana coletiva, a usucapião familiar e os direitos indígenas relacionados ao tema: Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso: ( ) A usucapião especial urbana coletiva não era prevista no CCB, e foi regulada na Lei 10.257 de 2001, que visa regularizar áreas de favelas ou de aglomerados residenciais sem condições de regularização do domínio, onde não é possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor. ( ) São requisitos para a aquisição da propriedade por usucapião especial urbana coletiva: Os núcleos urbanos informais existentes sem oposição há mais de cinco anos e cuja área total dividida pelo número de possuidores seja inferior a duzentos e cinquenta metros quadrados por possuidor são suscetíveis de serem usucapidos coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural. ( ) Apenas o índio integrado à sociedade e à comunhão nacional (falar língua portuguesa, ter capacidade civil e entender dos costumes da nação) tem o direito de usucapir bem imóvel. ( ) Diz respeito à usucapião familiar a seguinte regra e requisitos: aquele que exercer por dois anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano próprio de até 250 metros quadrados, cuja propriedade dividia com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, terá adquirido o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
( ) A usucapião especial urbana coletiva não era prevista no CCB, e foi regulada na Lei 10.257 de 2001, que visa regularizar áreas de favelas ou de aglomerados residenciais sem condições de regularização do domínio, onde não é possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor.
( ) São requisitos para a aquisição da propriedade por usucapião especial urbana coletiva: Os núcleos urbanos informais existentes sem oposição há mais de cinco anos e cuja área total dividida pelo número de possuidores seja inferior a duzentos e cinquenta metros quadrados por possuidor são suscetíveis de serem usucapidos coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural.
( ) Apenas o índio integrado à sociedade e à comunhão nacional (falar língua portuguesa, ter capacidade civil e entender dos costumes da nação) tem o direito de usucapir bem imóvel.
( ) Diz respeito à usucapião familiar a seguinte regra e requisitos: aquele que exercer por dois anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano próprio de até 250 metros quadrados, cuja propriedade dividia com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, terá adquirido o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural
A V,F,V,F
B V,V,F,V
C F,F,F,V
D V,V,V,F

A questão versa sobre a matéria da desapropriação de bem particular por parte do Estado, e situa-se na temática das formas de perda da propriedade e traz, especificamente, a análise sobre a competência para o trâmite de tal procedimento, os documentos que atestam a transferência da propriedade, as consequências do chamado desvio de finalidade do bem desapropriado e prazo para que o Estado exerça seu direito de desapropriação. Analise os itens I, II, III e IV: I Para que ocorra a transferência da propriedade ao Estado, deve-se, ao final do procedimento de desapropriação, lavrar escritura pública para o imóvel e consequente registro imobiliário tramitando a ação no foro da situação do bem, exceto se houver interesse da União, sendo neste caso de competência da Justiça Federal. II Se o bem for desapropriado para um fim e houver desvio de finalidade posterior caberá direito de retrocessão em prol do titular particular, com prazo para ação judicial em 10 anos a contar do nascimento do direito, ou seja, quando o poder público não der a destinação social ao bem desapropriado. III O prazo para o Estado ingressar com ação que visa declarar que o bem será desapropriado pelos motivos legais autorizadores é o prazo único de dois anos, independente do motivo da desapropriação. IV A competência para a desapropriação por interesse público é das entidades públicas (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), não podendo o Estado transferir a terceiros a competência para o ingresso com a medida. Assinale a alternativa correta:
I Para que ocorra a transferência da propriedade ao Estado, deve-se, ao final do procedimento de desapropriação, lavrar escritura pública para o imóvel e consequente registro imobiliário tramitando a ação no foro da situação do bem, exceto se houver interesse da União, sendo neste caso de competência da Justiça Federal.
II Se o bem for desapropriado para um fim e houver desvio de finalidade posterior caberá direito de retrocessão em prol do titular particular, com prazo para ação judicial em 10 anos a contar do nascimento do direito, ou seja, quando o poder público não der a destinação social ao bem desapropriado.
III O prazo para o Estado ingressar com ação que visa declarar que o bem será desapropriado pelos motivos legais autorizadores é o prazo único de dois anos, independente do motivo da desapropriação.
IV A competência para a desapropriação por interesse público é das entidades públicas (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), não podendo o Estado transferir a terceiros a competência para o ingresso com a medida.
A I e II estão corretas.
B I e III estão corretas.
C I, II, III, IV estão corretas.
D II e IV estão corretas.

A questão diz respeito ao tema do sistema registral imobiliário brasileiro, e as exigências legais sobre as anotações do documento de titularidade sobre um imóvel, ou seja: a matrícula, elementos e requisitos previstos pela lei que devem estar presentes naquele documento (tanto para constituir como para desconstituir direitos – inserindo ou alterando informações–, mediante nova anotação) visando a segurança dos atos jurídicos e conhecimento por terceiros pela publicização da situação patrimonial do imóvel. Enunciado Assinale a alternativa correta sobre o tema proposto:
Na matrícula do imóvel informações anteriores, como uma alienação fiduciária e anotações sobre a qualificação do antigo proprietário, são mantidas, mesmo diante da transferência da titularidade do imóvel, em virtude do princípio da continuidade.
A compra e venda de uma casa que possui matrícula apenas com a indicação do terreno, mas não da construção, é título hábil e regular para buscar o registro de transferência de propriedade para o novo titular.
Não é necessário que conste na matrícula a natureza da transmissão da propriedade imobiliária, se ocorreu em virtude de dação, doação ou compra e venda, por exemplo.
Os bens imóveis se transferem pelo registro (matrícula), os móveis pela entrega. É posição de jurisprudência que os veículos são exceção a essa regra, já que só se transferem pelo registro no DETRAN.
A Na matrícula do imóvel informações anteriores, como uma alienação fiduciária e anotações sobre a qualificação do antigo proprietário, são mantidas, mesmo diante da transferência da titularidade do imóvel, em virtude do princípio da continuidade.
B A compra e venda de uma casa que possui matrícula apenas com a indicação do terreno, mas não da construção, é título hábil e regular para buscar o registro de transferência de propriedade para o novo titular.
C Não é necessário que conste na matrícula a natureza da transmissão da propriedade imobiliária, se ocorreu em virtude de dação, doação ou compra e venda, por exemplo.
D Os bens imóveis se transferem pelo registro (matrícula), os móveis pela entrega. É posição de jurisprudência que os veículos são exceção a essa regra, já que só se transferem pelo registro no DETRAN.

A questão versa sobre a matéria de condomínio, e envolve conhecimento das regras legais e de jurisprudência. Assinale a alternativa correta:
O direito de preferência do(s) condômino(s) de comprar o bem que o outro está disponibilizando para alienação, por posição jurisprudencial majoritária, só existe se a venda for efetuada a um terceiro, ou seja, não se aplica a regra do direito de preferência do art. 504, CCB, se o bem for oferecido à venda para outro condômino, pois aí não há violação a esse direito.
O administrador do condomínio não poderá ser estranho a esse e será escolhido pela maioria, em assembleia.
A administração do condomínio pela figura do síndico é realizada por um dos condôminos, obrigatoriamente, proibindo a lei, que possa ser nomeado síndico, pessoa que não é condômina.
Aquele que administra o condomínio sem oposição dos outros, embora não seja regularmente constituído para tal atividade, não pode ser considerado administrador, e tais atos são ilegais e inválidos.
A O direito de preferência do(s) condômino(s) de comprar o bem que o outro está disponibilizando para alienação, por posição jurisprudencial majoritária, só existe se a venda for efetuada a um terceiro, ou seja, não se aplica a regra do direito de preferência do art. 504, CCB, se o bem for oferecido à venda para outro condômino, pois aí não há violação a esse direito.
B O administrador do condomínio não poderá ser estranho a esse e será escolhido pela maioria, em assembleia.
C A administração do condomínio pela figura do síndico é realizada por um dos condôminos, obrigatoriamente, proibindo a lei, que possa ser nomeado síndico, pessoa que não é condômina.
D Aquele que administra o condomínio sem oposição dos outros, embora não seja regularmente constituído para tal atividade, não pode ser considerado administrador, e tais atos são ilegais e inválidos.

Prévia do material em texto

26/11/2023, 13:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 1/10
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação da Disciplina (Cod.:647607)
Peso da Avaliação 10,00
Prova 75261605
Qtd. de Questões 20
Nota 9,00
A questão versa sobre os deveres dos condôminos nas regras relativas ao condomínio edilício. Exige 
conhecimento das regras legais e da jurisprudência.
 Assinale a alternativa correta:
A O condômino tem o dever de pagar as despesas do condomínio, mas o pagamento de seguro
será facultativo. 
B
 Por posição majoritária de jurisprudência, a convenção de condomínio pode impedir os
condôminos de ter animais no prédio, ou, no prédio que permitia, exigir que se desfaçam deles,
por votação em maioria na assembleia, independente de ficar comprovado que os animais
perturbam demasiadamente ou agridem normas ambientais e de saúde. 
C O condômino proprietário do imóvel sempre terá o direito ao voto nas assembleias, independente
de estar quite com os pagamentos, pelo que dispõe o Código Civil.
D O valor cobrado de cada condômino a título de despesas condominiais pode ultrapassar o
correspondente a sua fração ideal, se assim for determinado em assembleia.
A questão versa sobre o tema das formas de perda da propriedade, mais especificamente a figura do 
abandono, seu reconhecimento jurídico e hipóteses de presunção absoluta de sua ocorrência. Exige 
conhecimento legal e doutrinário majoritário sobre a temática.
 Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso: 
( )Há na legislação brasileira a possibilidade de perda da propriedade privada por presunção absoluta 
de abandono daquele que, além de não estar na posse do bem, deixa de pagar os tributos (ex.: IPTU), 
podendo o mesmo ser arrecadado pelo Estado no prazo de três anos após o abandono como bem vago.
 
( ) Na hipótese de presunção absoluta de abandono, no caso referido na assertiva I, o CCB prevê que 
o Estado pague uma indenização para o proprietário que perde a propriedade.
 
( ) Na hipótese de presunção absoluta de abandono, no caso referido na assertiva I, o CCB não prevê 
pagamento de indenização para o proprietário que perde a propriedade, sendo pacífico na doutrina 
que tal perda é devida não imputando obrigação monetária ao Estado.
 
( ) Na hipótese de presunção absoluta de abandono, no caso referido na assertiva I, há discussões 
sobre tal apropriação do bem por parte do Estado, nos moldes previstos na lei, havendo quem entenda 
que é cabível por agredir a função social da propriedade e quem entenda não ser cabível, por violar 
princípios constitucionais e o direito à indenização.
 Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
A V, F, V, F
B V, V, V, F
C
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
26/11/2023, 13:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 2/10
 V, F, F, V
D F, V, F, V
Questão sobre o condomínio edilício, mais especificamente sobre o síndico, o seguro contrafogo, as 
associações de moradores e a extinção do condomínio.
 Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso: 
( ) No condomínio edilício, a assembleia escolherá o síndico, que será o administrador do 
condomínio, que terá mandato de no máximo dois anos, admitindo renovação mediante deliberação.
 ( ) Às associações de moradores aplicam-se as mesmas regras do condomínio edilício. 
( ) O seguro contrafogo é, pela lei, obrigatório nas edificações. 
( ) Se a edificação for total ou consideravelmente destruída, ou ameace ruína, os condôminos 
deliberarão em assembleia sobre a reconstrução, ou venda, por votos que representem metade mais 
uma das frações ideais.
 Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
A F,V,F,V
B V,F,F,V
C V,F,V,V
D F,V,V,F
Questão de múltipla escolha sobre o instituto de Direito Real da usucapião, suas modalidades e 
requisitos, mais especificamente relativos às espécies de usucapião extraordinária e ordinária.
 Analise os itens I, II, III e IV: 
I A usucapião extraordinária é regulamentada pelo CCB do art. 1238, que traz os requisitos de posse 
de 15 anos (podendo ser reduzida a 10 se o possuidor tiver estabelecido ali sua moradia e realizado 
obras ou serviços de índole produtiva), com animus domini, posse mansa e pacífica, sendo 
dispensados os requisitos do justo título e boa-fé.
 
II A usucapião ordinária exige os requisitos da posse de 10 anos de forma contínua, exercida mansa e 
pacificamente, animus domini, além de justo título e boa-fé.
 
III A promessa de compra e venda com quitação das parcelas é um exemplo de justo título, exigido na 
modalidade de usucapião ordinária.
 
IV A doutrina é pacífica quanto à exigência do registro do justo título para a aquisição da propriedade 
por usucapião ordinária.
 Assinale a alternativa correta:
A I, II e III estão corretas.
B III e IV estão corretas. 
C I e II estão corretas.
D II, III e IV estão corretas.
3
4
26/11/2023, 13:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 3/10
A questão versa sobre o condomínio ordinário e a verificação das regras no que toca a essa figura 
jurídica, especificamente sobre o dever de repasse dos frutos, a alienação da parte indivisa da coisa e 
o eventual direito de preferência na compra do bem que cabe aos demais condôminos.
 Assinale a alternativa correta:
A
 Marcia e Paulo são proprietários de uma casa, que receberam em virtude de herança. Se Marcia
exclusivamente residir no bem terá o dever legal de repassar o valor dos aluguéis no tocante a
parte que pertence a Paulo. 
B
 A venda de coisa indivisa com cotitularidade de trêsproprietários não depende de consentimento
dos demais, pois o titular tem direito de vender sua quota parte, contanto que dê preferência de
compra aos demais condôminos. Se mais de um condômino tiver interesse na compra, deve-se
definir quem tem o direito em primeiro lugar, sendo o primeiro critério legal, o que estabelece o
direito de quem for titular do maior quinhão.
C Condomínio ordinário e edilício são regulados juntamente no código Civil, não havendo
separação no regramento legal.
D
 Jane e Pedro são proprietários de uma casa e casados. Quando se separam, a casa continua na
titularidade de ambos, mas Jane fica nela residindo com os dois filhos menores do casal. É correto
afirmar que por posição jurisprudencial, e por se tratar de condomínio ordinário, Jane terá que
repassar o valor de aluguéis que corresponde a parte de Pedro.
A questão versa sobre o tema da usucapião e suas espécies, mais especificamente sobre a usucapião 
administrativa.
 Assinale a alternativa correta sobre a usucapião administrativa:
A Para que alguém adquira a propriedade de um bem imóvel por usucapião, necessariamente é
preciso o ingresso com ação judicial. 
B A usucapião administrativa é um procedimento mais demorado e burocrático que a via judicial.
C
 N. d. a. A posse continuada no tempo por determinado período é requisito exigido para aquisição
de propriedade por usucapião apenas em algumas modalidades, sendo dispensada, para a
usucapião orinária, por exemplo.
D A usucapião extrajudicial registral somente é permitida quando for amigável, ou seja, quando
não houver litígio a respeito do pedido. 
A questão versa sobre o contrato de dação em pagamento, enquanto forma de translação de domínio 
da propriedade imobiliária, e figura jurídica situada no direito obrigacional enquanto uma das formas 
indiretas de pagamento e/ou extinção das obrigações. Exige conhecimento das regras legais do CCB 
de 2002 para compreensão de seus efeitos jurídicos e diferenças das demais espécies contratuais 
estudadas no Capítulo 1, e que são formas de transmissão de propriedade imobiliária, portanto temas 
caros ao Direito Imobiliário.
 Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso: 
( ) A dação em pagamento é a faculdade dada ao credor de determinada obrigação em receber 
prestação diversa da que foi convencionada, modificando-se a forma de cumprir a obrigação e 
transferindo-se a propriedade do bem objeto de dação entre as partes.
5
6
7
26/11/2023, 13:35 Avaliação da Disciplina
about:blank4/10
 
( ) Se a dação consistir em entrega de cheques ou nota promissória, no lugar do pagamento em 
dinheiro, configurada estará a cessão de crédito, aplicando as regras correlatas a esse instituto, dos art. 
282 e seguintes do CCB, devendo a mesma ser registrada no Cartório de Títulos e Documentos, para 
ter eficácia contra terceiros.
 
( ) Dação pro soluto é a substituição do objeto do contrato por outro diferente, com o objetivo de 
extinção da dívida e quitação. Já a dação pro solvendo seria a assunção de uma nova obrigação que 
funcionaria como garantidora da obrigação primitiva, sem ocorrer imediatamente extinção da dívida.
 
( ) No caso de evicção do bem imóvel dado em dação, pelo fato de quem o recebeu desconhecer (não 
ter acesso ou ciência justificada) os problemas que recaiam sobre o mesmo e vir a perdê-lo 
posteriormente à celebração da dação por decisão administrativa ou judicial, restabelece a obrigação 
anterior, ficando sem efeito a dação em pagamento, para proteger o terceiro adquirente de boa-fé.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
A V, V, V, V
B V, V, V, F
C V, F, V, F
D F, V, F, V
Questão sobre o tema da usucapião constitucional ou especial e seus requisitos para aquisição da 
propriedade por meio deste procedimento, e por parte daquele que detém a posse do bem e objetiva 
figurar como usucapiente.
 Assinale a alternativa correta:
A
 A usucapião especial urbana tem como requisitos: área urbana de até duzentos e cinquenta
metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua
moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro
imóvel urbano ou rural.
B A usucapião administrativa, para ser utilizada, depende unicamente da opção do usucapiente por
este procedimento, e não o judicial, já que a lei não exige requisitos para sua utilização.
C
 A usucapião especial rural tem como requisitos para a aquisição da propriedade por meio deste
procedimento: o prazo de cinco anos de posse contínua, mansa e pacífica de área não excedente a
50 hectares, de imóvel que utiliza como moradia e que tornou produtivo com sua força de
trabalho, mais o justo título e a boa-fé.
D
 A usucapião especial/constitucional apresenta-se sob as formas de usucapião especial rural (ou
pró-labore) e especial urbana (ou pró-moradia), sendo esta última uma inovação trazida pela
Constituição de 1988, mas a matéria é regulada integralmente pelo Estatuto da Terra, Lei
4504/64.
A questão versa sobre o contrato de doação como forma de translação do domínio de determinado 
bem, mais especificamente sobre as hipóteses de revogação da doação.
 Analise os itens I, II, III e IV: 
I Pode ser revogada a doação de um bem imóvel por ingratidão do donatário, apenas nas hipóteses 
elencadas na lei ou por inexecução do encargo no prazo em que deva ser cumprido.
8
9
26/11/2023, 13:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 5/10
 
II A injuria ou calúnia cometida pelo donatário contra o doador não é causa de ingratidão, apenas a 
tentativa de homicídio ou o crime de lesões corporais graves, cometido pelo primeiro contra o 
segundo.
 
III A revogação da doação por ingratidão deverá ser pleiteada dentro de um ano, a contar de quando 
chegue ao conhecimento do doador o fato que a autorizar, e de ter sido o donatário o seu autor.
 
IV Revogação da doação por ingratidão ocorre nas hipóteses em que o donatário agride diretamente o 
doador, não tendo cabimento se a agressão foi contra a família deste.
 Assinale a alternativa correta:
A III e IV estão corretas. 
B I, II, e IV estão corretas.
C I e III estão corretas.
D I, II, III e IV estão corretas.
A questão versa sobre o condomínio necessário e edilício e exige o conhecimento das regras legais e 
do material de nosso estudo.
 Assinale a alternativa correta:
A O condomínio necessário tem como fato gerador a vontade instituidora dos condôminos, em
assembleia.
B O condomínio é necessário por disposição de vontade dos condôminos e não pelo estado da
coisa.
C Será necessário ou legal o condomínio referente a limites divisórios, como paredes, cercas,
muros e valas.
D Em matéria de condomínio edilício, atos de instituição e constituição do condomínio são
sinônimos. 
A questão versa sobre o tema da incorporação imobiliária, seu conceito, regras aplicáveis e a 
responsabilidade dos incorporadores.
 Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso: 
( ) Os incorporadores imobiliários promovem a venda de determinado imóvel, na planta, 
comprometendo-se em realizar a construção da obra, e entregá-la em prazo também a ser determinado 
nas contratações.
 ( ) A incorporação imobiliária se refere à venda de coisa futura, o que é permitido pelo Direito. 
( ) Toda e qualquer situação envolvendo a incorporação imobiliária se referirá à relação de consumo, 
sendo aplicado o CDC para dirimir eventual conflito daí advindo.
 
( ) Pela Lei de Incorporação, como regra geral, a responsabilidade entre os incorporadores 
imobiliários é solidária.
 Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
A F,V,F,F
10
11
26/11/2023, 13:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 6/10
B V,V,F,V
C F,F,V,V
D V,F,F,V
Sobre o instituto do usufruto, direito real sobre coisa alheia, seu conceito, características e efeitos 
jurídicos dessa espécie de direito, especificamente quanto às espécies de usufruto, transmissibilidade 
e duração.
 Analise os itens I, II, III e IV: 
I- O usufruto é o direito real sobre coisa alheia por meio do qual o proprietário grava o bem com 
direito de usufruto para o usufrutuário, que passará a ter direitos de uso e fruição sobre o mesmo, 
podendo utilizá-lo e fazer seus os frutos que dele decorrem.
 II- O usufruto dos pais em relação aos bens dos filhos menores é exemplo de usufruto legal. 
III- Se Maria, usufrutuária de determinado bem imóvel falecer, deixando José, seu filho como 
herdeiro, o direito ao usufruto se transmite a ele, que poderá registrá-lo em seu nome após o 
falecimento de Maria, independente de cláusula contratual neste sentido.
 
IV- Trata-se de usufruto de direito temporário e intransmissível, já que não pode ser prolongado para 
além da vida do usufrutuário, e sempre vitalício, pois jamais poderá ser extinto antes da morte do 
usufrutuário, sendo nula cláusula contratual que estipule sua extinção antes desse evento.
 Assinale a alternativa correta:
A I, III e IV estão corretas. 
B I, II e III estão corretas.
C I e II estão corretas.
D III, II e IV estão corretas.
A questão versa sobre o condomínio edilício, e questões correlatas àconvenção do condomínio, ao 
regimento interno e aos deveres dos condôminos.
 Assinale a alternativa correta sobre o condomínio:
A O dever do condômino de não alterar a fachada do prédio com pinturas ou inserção de utensílios
abrange a proibição de inserir telas de proteção, sendo a jurisprudência pacífica neste sentido.
B
 A Convenção de condomínio é o ato de instituição do mesmo, e é um documento escrito que
estipula os direitos e deveres dos condôminos e que exige a subscrição de dois terços das frações
ideais, tornando-se obrigatória para os condôminos, e devendo ser registrada para que seja
possível a oponibilidade contra terceiros. 
C
 O regimento interno é o outro documento que constitui o condomínio edilício, ao lado da
Convenção conterá normas disciplinadoras do uso e funcionamento do edifício, como horário e
modo de utilização de espaços comuns, a exemplo do salão de festas e da piscina, e contêm
normas que não poderão ser alteradas.
12
13
26/11/2023, 13:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 7/10
D Deveres dos condôminos em nenhuma hipótese possuem ligação com direitos de vizinhança.
 Conforme estudo realizado sobre o contrato de compra e venda e o de doação, caso ocorra a venda de 
ascendente para descendente, a Lei estipula efeitos diferenciados, e consequências para o caso de 
inobservância de alguns requisitos exigidos para a validade docontrato. Analise as alíneas e verifique 
qual afirmação procede quanto a essas regras.
 
Assinale a alternativa correta sobre compra e venda e doação, na situação específica de venda de 
ascendente para descendente.
A Todos os herdeiros devem autorizar a venda de ascendente para descendente para que esta tenha
validade, inclusive os colaterais e testamentários.
B
 Havendo venda de ascendente para um dos descendentes, é imperioso que, em havendo outros
herdeiros necessários, estes consintam com a venda, expressamente, sob pena de nulidade. Na
doação não há tal exigência, pois caracteriza adiantamento de herança para o donatário.
C Não haverá a possibilidade de o doador inserir cláusula de dispensa do bem doado à colação,
mesmo que saia da sua parte disponível (limite de 50%).
D Se não houver consentimento dos outros herdeiros necessários no caso de venda para um dos
descendentes, o ato será anulável pelos interessados no prazo legal de 10 anos. 
A questão versa sobre o tema da incorporação imobiliária, a aplicação do CDC, e as regras da lei 
específica que regula o tema.
 Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso, marcando a seguir 
( ) O investidor milionário, que compra imóvel apenas para obter lucro no mercado imobiliário e vive 
de aluguéis de imóveis, que tem posteriormente problemas com o bem, que não é entregue pelo 
incorporador, pode buscar seus direitos como consumidor, sendo aplicado o CDC.
 
( ) Aquisição de apart hotel, que envolve serviços de hotelaria destinados a aluguéis temporários, por 
meio de incorporação imobiliária, permite que o comprador do imóvel seja enquadrado como 
consumidor se for vulnerável, conforme jurisprudência do STJ.
 
( ) O patrimônio de afetação é aquele que, ocorrendo a insolvência civil ou falência do incorporador, 
os bens constituídos como tal não serão atingidos, ou seja, não entram para a massa concursal para 
satisfazer pretensão de seus credores, ficando os bens preservados.
 
( ) É crime contra a economia popular promover incorporação, fazendo, em proposta, contratos, 
prospectos ou comunicação ao público ou aos interessados, afirmação falsa sobre a construção do 
condomínio, alienação das frações ideais do terreno ou sobre a construção das edificações.
 Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
A F,F,F,V
B V,V,F,V
C V,V,F,F
14
15
26/11/2023, 13:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 8/10
D F,V,V,V
Questão sobre o condomínio e as regras jurídicas aplicáveis ao tema, envolvendo as espécies de 
condomínio e os direitos e deveres previstos pelo CCB de 2002 entre condôminos, definindo o que 
pode ser realizado, o que deve ser realizado, a exemplo do pagamento de despesas e as limitações ao 
direito de uso da área comum.
 Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso: 
( ) Situações de construção ou ocupação de área comum sem autorização dos outros condôminos 
caracterizam esbulho, comportando, portanto, ação possessória – no caso infra, a reintegração de 
posse – por configurar violação de dever do condômino, que desvia a coisa do seu o uso adequado.
 
( ) As obrigações de pagamento de despesas condominiais são obrigações propter rem, o que 
significa dizer que no caso de inadimplemento podem recair sobre qualquer novo proprietário 
(mesmo que a dívida seja anterior à aquisição da propriedade) e podem levar o imóvel à execução, 
não tendo proteção pela lei de impenhorabilidade do bem de família.
 
( ) Não há a possibilidade legal de um condômino renunciar a sua parte ideal para não pagar as 
despesas de condomínio.
 
( ) Determinado condomínio edilício tem uma vaga de garagem que pela convenção não é destinada 
ao uso dos condôminos – pois a convenção determina isso expressamente –, mas muitos condôminos 
a utilizam, durante anos, para ocupação de vaga de visitas, sem que o condomínio lhes chame 
atenção. É correto afirmar que o comportamento dos condôminos pode mudar a regra da convenção 
pela incidência da supressio para o condomínio e surrectio para o condômino (extensivo aos demais).
 Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
A F,V,V,F
B V,V,F,V
C V,F,F,F
D V,F,V,V
A questão diz respeito ao tema da usucapião especial urbana coletiva, a usucapião familiar e os 
direitos indígenas relacionados ao tema:
 Analise as assertivas com V se Verdadeiro ou F se falso: 
( ) A usucapião especial urbana coletiva não era prevista no CCB, e foi regulada na Lei 10.257 de 
2001, que visa regularizar áreas de favelas ou de aglomerados residenciais sem condições de 
regularização do domínio, onde não é possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor.
 
( ) São requisitos para a aquisição da propriedade por usucapião especial urbana coletiva: Os núcleos 
urbanos informais existentes sem oposição há mais de cinco anos e cuja área total dividida pelo 
número de possuidores seja inferior a duzentos e cinquenta metros quadrados por possuidor são 
suscetíveis de serem usucapidos coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de 
outro imóvel urbano ou rural.
 
( ) Apenas o índio integrado à sociedade e à comunhão nacional (falar língua portuguesa, ter 
capacidade civil e entender dos costumes da nação) tem o direito de usucapir bem imóvel.
16
17
26/11/2023, 13:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 9/10
 
( ) Diz respeito à usucapião familiar a seguinte regra e requisitos: aquele que exercer por dois anos 
ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano próprio de 
até 250 metros quadrados, cuja propriedade dividia com ex-cônjuge ou ex-companheiro que 
abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, terá adquirido o domínio integral, 
desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural
 Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
A V,F,V,F
B V,V,F,V
C F,F,F,V
D V,V,V,F
A questão versa sobre a matéria da desapropriação de bem particular por parte do Estado, e situa-se na 
temática das formas de perda da propriedade e traz, especificamente, a análise sobre a competência 
para o trâmite de tal procedimento, os documentos que atestam a transferência da propriedade, as 
consequências do chamado desvio de finalidade do bem desapropriado e prazo para que o Estado 
exerça seu direito de desapropriação.
 Analise os itens I, II, III e IV: 
I Para que ocorra a transferência da propriedade ao Estado, deve-se, ao final do procedimento de 
desapropriação, lavrar escritura pública para o imóvel e consequente registro imobiliário tramitando a 
ação no foro da situação do bem, exceto se houver interesse da União, sendo neste caso de 
competência da Justiça Federal.
 
II Se o bem for desapropriado para um fim e houver desvio de finalidade posterior caberá direito de 
retrocessão em prol do titular particular, com prazo para ação judicial em 10 anos a contar do 
nascimento do direito, ou seja, quando o poder público não der a destinação social ao bem 
desapropriado.
 
III O prazo para o Estado ingressar com ação que visa declarar que o bem será desapropriado pelos 
motivos legais autorizadores é o prazo único de dois anos, independente do motivo da desapropriação.
 
IV A competência para a desapropriação por interesse público é das entidades públicas (União, 
Estados, Distrito Federal e Municípios), não podendo o Estado transferir a terceiros a competência 
para a ingresso com a medida.
 Assinale a alternativa correta:
A I e II estão corretas.
B I e III estão corretas.
C I, II, III, IV estão corretas.
D II e IV estão corretas. 
18
26/11/2023, 13:35 Avaliação da Disciplina
about:blank 10/10
A questão diz respeito ao tema do sistema registral imobiliário brasileiro, e as exigências legais sobre 
as anotações do documento de titularidade sobre um imóvel, ou seja: a matrícula, elementos e 
requisitos previstos pela lei que devem estar presentes naquele documento (tanto para constituir como 
para desconstituir direitos – inserindo ou alterando informações–,mediante nova anotação) visando a 
segurança dos atos jurídicos e conhecimento por terceiros pela publicização da situação patrimonial 
do imóvel.
 Enunciado Assinale a alternativa correta sobre o tema proposto:
A
 Na matrícula do imóvel informações anteriores, como uma alienação fiduciária e anotações sobre
a qualificação do antigo proprietário, são mantidas, mesmo diante da transferência da titularidade
do imóvel, em virtude do princípio da continuidade. 
B
 A compra e venda de uma casa que possui matrícula apenas com a indicação do terreno, mas não
da construção, é título hábil e regular para buscar o registro de transferência de propriedade para o
novo titular. 
C Não é necessário que conste na matrícula a natureza da transmissão da propriedade imobiliária,
se ocorreu em virtude de dação, doação ou compra e venda, por exemplo.
D
 Os bens imóveis se transferem pelo registro (matrícula), os móveis pela entrega. É posição de
jurisprudência que os veículos são exceção a essa regra, já que só se transferem pelo registro no
DETRAN.
A questão versa sobre a matéria de condomínio, e envolve conhecimento das regras legais e de 
jurisprudência.
 Assinale a alternativa correta:
A
 O direito de preferência do(s) condômino(s) de comprar o bem que o outro está disponibilizando
para alienação, por posição jurisprudencial majoritária, só existe se a venda for efetuada a um
terceiro, ou seja, não se aplica a regra do direito de preferência do art. 504, CCB, se o bem for
oferecido àvenda para outro condômino, pois aí não há violação a esse direito. 
B O administrador do condomínio não poderá ser estranho aesse e será escolhido pela maioria, em
assembleia. 
C A administração do condomínio pela figura do síndico é realizada por um dos condôminos,
obrigatoriamente, proibindo a lei, que possa ser nomeado síndico, pessoa que não é condômina.
D
 Aquele que administra o condomínio sem oposição dos outros, embora não seja regularmente
constituído para tal atividade, não pode ser considerado administrador, e tais atos são ilegais e
inválidos.
19
20
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina