Buscar

Grupos tendem a ser disfuncionais, pois as pessoas não sabem como funcionar em grupo e fluir junto com outras pessoas. O líder tem o papel de criar...

Grupos tendem a ser disfuncionais, pois as pessoas não sabem como funcionar em grupo e fluir junto com outras pessoas. O líder tem o papel de criar com a equipe as diretrizes e regras de convívio para um bom funcionamento em conjunto e gerar estratégias para que as pessoas consigam fluir umas com as outras e orquestrar a execução de suas tarefas individuais e experimentar sinergia. Um desafio que o líder encontra é que alguns querem que as coisas sejam feitas da sua forma e tentam passam por cima da liderança, outros querem evitar liderar a qualquer custo e emitir opiniões. Ao participarem de um grupo, os liderados vivem a tensão entre ter liberdade e autonomia para escolher como desejam fazer algo e necessidade de procedimentos e normas que ofereçam uma sensação de controle e segurança. Essas duas forças tem que estar em equilíbrio. Quando esse equilíbrio falta, as pessoas frustram-se no grupo, não querem mais seguir aquilo que foi pré-determinado. Desse modo, facilmente, podem surgir políticas internas com a intenção de obter benefícios ou angariar aliados.
I. O líder deve criar equilíbrio entre ter liberdade de escolhas e seguir procedimentos e regras para no desempenho das tarefas da equipe.
II. O líder deve criar as diretrizes e regras de convivência e apresentá-las para a equipe.
III. O líder deve usar estratégias para que as pessoas consigam fluir umas com as outras durante desempenho de suas tarefas.
IV. Existem liderados que tentam passar por cima da liderança e essa colaboradores são uma ameaça para o líder.
V. Se o líder não gerar equilíbrio entre a necessidade de autonomia e a necessidade de seguir procedimentos podem surgir políticas internas com a intenção de obter benefícios ou angariar aliados.
I, III e V.

Essa pergunta também está no material:

Prova - Liderança Colaborativa 2
4 pág.

Modelos e Práticas Colaborativas em Ct&i Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) I, III e V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais