Buscar

Menino, 6 anos de idade, previamente hígido, deu entrada em pronto socorro por quadro de tosse, desconforto respiratório e febre de até 39,5°C há 1...

Menino, 6 anos de idade, previamente hígido, deu entrada em pronto socorro por quadro de tosse, desconforto respiratório e febre de até 39,5°C há 1 dia. Realizada radiografia de tórax que evidenciou pneumonia a direita com presença de derrame pleural. Optado pela toracocentese, com saída de 50 mL de líquido purulento. Frente a estes dados, além da antibioticoterapia endovenosa, está indicado:

A Realizar dosagem de glicose, pH, desidrogenase láctica e cultura do líquido pleural, para decidir sobre drenagem torácica.
B Realizar dosagem de proteínas e desidrogenase láctica séricas e do líquido pleural, para decidir sobre a drenagem torácica.
C Realizar tomografia computadorizada de tórax com contraste para decidir sobre drenagem torácica.
D Manter observação clínica rigorosa, sem necessidade de drenagem torácica ou qualquer outra intervenção neste momento.
E Enviar líquido pleural para a cultura, e já está indicada a realização de drenagem torácica neste momento.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando o caso apresentado, a alternativa correta é a letra A) Realizar dosagem de glicose, pH, desidrogenase láctica e cultura do líquido pleural, para decidir sobre drenagem torácica. A toracocentese já foi realizada e houve saída de líquido purulento, o que indica a presença de infecção no espaço pleural. A cultura do líquido pleural é importante para identificar o agente causador da infecção e, assim, escolher o antibiótico mais adequado. A dosagem de glicose, pH e desidrogenase láctica também é importante para avaliar a gravidade da infecção e a necessidade de drenagem torácica. Portanto, a letra A é a alternativa correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais